A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente, entre 8 de junho e 7 de julho, a exposição “Ruralidades”, de Jorge Bacelar.
“Ruralidades” é uma exposição de retratos com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado. “É neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família”, afirma Jorge Bacelar, cujas imagens foram reunidas em livro.
No prefácio da obra, o professor António Filipe Pimentel afirma que o médico veterinário fotógrafo “oferece-nos o sumptuoso manjar espiritual das imagens únicas que cria. Imagens que fixa por ter sido tocado (literalmente) a um tempo pelo dom divino e pelo dom do amor: ambos convergindo nos seus pacientes, que entende, em sentido inteiro e extenso, entre gente e bichos.”
Sem iluminação e sem artifícios, Jorge Bacelar usa a sua lente – a proximidade com as pessoas – para obter as imagens, num cenário tão realista quanto o possível. “Além do rosto, tento captar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente”, salienta.
Jorge Bacelar nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo. É médico veterinário há mais de 20 anos, exercendo a sua profissão na região de Aveiro. Despertou para a fotografia há oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Pessoas que já o conhecem por causa do seu trabalho como médico veterinário, facilitando e confiando na sua missão de fotografar. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.
Ao longo dos anos, tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015; World Photographic Cup 2016; FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016; 2016 OIE Photo Competition; Documentary Award HPA 2017; Global Photographic Union; Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017; Singapura Photo Cup 2017; Photographic Society of America 2017; IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017; ou Travel Photographer of the Year 2020.