Miguel Branco (1.º Ciclo), João Parreira (2.º Ciclo), Sara Assis (3.º Ciclo) e Bruna Pereira (Secundário) vão representar Albergaria-a-Velha no Concurso Intermunicipal de Leitura, a decorrer em Aveiro no dia 4 de maio. Os finalistas foram apurados no sábado, no Festival criAtiva Leitura, que contou com a participação de estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca e da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.
Na Prova Oral, que teve lugar no Cineteatro Alba, os vencedores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário apurados nas eliminatórias de escola responderam, de forma crítica e clara, a uma pergunta sobre a obra lida e executaram uma leitura expressiva de um excerto da mesma. O júri avaliou os concorrentes tendo em conta o conhecimento das obras a concurso, a capacidade de análise e de síntese e a forma como se expressarem em público. O júri da edição de 2019 do criAtiva foi constituído por Sónia Almeida, Coordenadora dos Serviços da Biblioteca Municipal de Anadia, Abílio Rodrigues, Professor de Português e Latim do Colégio de Albergaria, e Filomena Santos, responsável pela Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
Este ano, o Festival introduziu uma novidade – os Duelos de Leitura. Nesta prova, os suplentes da fase de escolas tiveram de ler, de forma expressiva, um poema de Sophia de Mello Breyner, já que em 2019 se celebra o ano do centenário da poetisa. As vencedoras dos Duelos de Leitura foram Mariana Sereno (1.º Ciclo), Inês Saraiva (2.º Ciclo), Alexandra Neves (3.º Ciclo) e Jacinta Correia (Secundário). Os vencedores da Prova Oral e dos Duelos de Leitura receberam livros como prémio.
Ao longo do Festival criAtiva houve momentos culturais de dança, teatro e música proporcionados por estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca.
O criAtiva Leitura é um concurso literário destinado a promover experiências em torno do desenvolvimento de competências associadas à promoção da leitura ativa, assentes em aprendizagens e criatividade. São objetivos do concurso criar e consolidar hábitos de leitura, promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências literácitas nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar.