O Funtask, que propõe a gamificação das tarefas domésticas, foi o projeto vencedor do Hackathon “Sociedade do Futuro”, que juntou 28 estudantes Albergarienses do 3.º Ciclo na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, nos dias 18 e 19 de novembro. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Constança Lavrador (Colégio de Albergaria), Henrique Lopes (Escola Básica de Branca), Lucas Rodrigues (Escola Secundária de Albergaria-a-Velha) e Mariana Alves (Escola Básica da Branca).
Em segundo lugar ficou o projeto Bookcell, que defende o acesso a todos os livros escolares em formato digital, proposto por Andrea Mendoza (Escola Secundária Albergaria-a-Velha), Guilherme Matos (Escola Básica de Branca), Mateus Bastos (Escola Secundária de Albergaria-a-Velha) e Tomás Branco (Escola Básica de Branca). As duas equipas receberam, como prémio, vales de compras FNAC nos valores de 200 euros (1.º prémio) e 100 euros (2.º prémio) e vão estar presentes no evento final Hackathon no Porto, a decorrer em 2023, com estudantes de diferentes zonas do país.
O Hackathon “Sociedade do Futuro” é uma iniciativa do Porto Business School, que contou com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha, e que visa desenvolver a criatividade dos jovens e treinar a sua capacidade de gerar várias ideias inovadoras. Nos dois dias que tiveram lugar em Albergaria-a-Velha, os jovens foram convidados a pensar, sem restrições, em possíveis soluções para problemas que encontram no dia-a-dia e que possam ser uma mais-valia para a comunidade onde estão inseridos.
Na sessão de apresentação, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, aconselhou os mais novos a tirarem proveito de todas as ferramentas que estão ao seu dispor para desenvolverem as suas ideais e capacidades. Num mundo acelerado, onde o emprego para toda a vida já não existe, os jovens têm de estar preparados para responderem às necessidades das empresas e de projetos inovadores; têm de ter as competências para atrair os melhores projetos para a sua vida profissional. Por seu lado, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, realçou a importância da participação dos jovens na sociedade, pois o futuro do planeta depende das ideias e ações que esta geração e as seguintes souberem implementar na sua comunidade.