No ano de 2018, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Albergaria-a-Velha colocou 293 desempregados em ofertas de emprego existentes, uma subida de 13,5 por cento em relação a 2017. O encaminhamento para ações de formação ou medidas de emprego também aumentou, de 134 pessoas encaminhadas para 210.
O GIP de Albergaria-a-Velha, a funcionar na Incubadora de Empresas, tem como objetivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o Centro de Emprego. No ano passado, realizou 1005 atendimentos, onde prestou informações sobre medidas ativas de emprego e formação, oportunidades de emprego, programas comunitários de apoio à mobilidade e desenvolveu ações de apoio à procura de emprego e desenvolvimento de atitude empreendedora. Em 2017, o número de atendimentos foi de 893.
Não obstante o volume de trabalho no Gabinete de Inserção Profissional ter aumentado no ano passado, isso não se deveu ao aumento do número de desempregados no Concelho. Na verdade, em dezembro de 2018, encontravam-se registados no Centro de Emprego 513 desempregados, menos 176 do que em igual período do ano anterior. Desta forma, é possível concluir que o GIP está a desenvolver um trabalho de proximidade mais eficaz com um universo maior de pessoas à procura de uma colocação no mercado de trabalho.
Para Catarina Mendes, Vereadora responsável pelas áreas do Emprego e Formação Profissional, “é muito relevante para o Município a proximidade aos cidadãos conferida pelo GIP, nas vertentes da divulgação das medidas, das ofertas de emprego e de formação, bem como no apoio individualizado e encaminhamento de desempregados. Os resultados mostram a dinâmica e proatividade do GIP e a importância da parceria com o IEFP.”
O Gabinete de Inserção Profissional de Albergaria-a-Velha encontra-se aberto para atendimento às segundas e sextas, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e às quartas, das 14h00 às 17h30. Informação profissional para os jovens e adultos desempregados; apoio à procura ativa de emprego; acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; captação de ofertas junto das entidades empregadoras; divulgação de ofertas de emprego e atividades de colocação; encaminhamento para ofertas de qualificação; e divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo são os serviços disponibilizados pelo GIP.