“Isto não é uma inauguração, é mais uma homenagem à Di, que trabalhou este projeto”, salientou António de Oliveira Duarte, Presidente da Junta de Freguesia de Alquerubim, na cerimónia oficial que decorreu, ontem, no Parque da Quinta do Passal. Conceição Silva, carinhosamente conhecida por Di, foi a arquiteta que sonhou e coordenou a criação deste novo espaço de lazer e que faleceu inesperadamente há alguns meses.
O Município de Albergaria-a-Velha e a Junta de Freguesia de Alquerubim decidiram prestar homenagem à arquiteta da Autarquia através de uma placa especial colocada no parque. Com a presença de familiares e de vários colegas, foram momentos de muita emoção, em que se recordou o profissionalismo e o espírito de equipa da Di na Divisão de Planeamento, Gestão Urbanística e Requalificação Urbana, mas também “o sorriso e a palavra amiga” que tinha sempre para os colegas. António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou o momento de homenagem para estender o agradecimento a todos os trabalhadores da Câmara Municipal, por tornarem Albergaria-a-Velha melhor.
O Parque da Quinta do Passal, em Alquerubim, é um novo espaço de lazer, que permite a ocupação dos tempos livres de forma saudável, com vários percursos para caminhadas, área de atividades desportivas, zonas verdes e, para os mais novos, um parque infantil.
O programa da inauguração contou com a parceria da Junta de Freguesia de Alquerubim e de várias coletividades locais. Durante a manhã houve um torneio de futebol, jogos tradicionais, uma feira com produtos locais e artigos em segunda mão, animação musical, uma caminhada de 7 km com 150 participantes inscritos, insuflável e trampolim para os mais novos e um almoço convívio.
A valorização dos espaços verdes assume extrema importância para o Município de Albergaria-a-Velha, pelo que tem criado nas freguesias uma dinâmica verde. Esta permite às comunidades reforçar o contacto com a natureza e promove a amenização dos efeitos produzidos pelos espaços construídos, valorizando o desporto, lazer, recreio e a vida ativa num ambiente saudável em todo o Concelho. O Parque da Quinta do Passal implicou um investimento municipal de aproximadamente 335 mil euros.