A edição de 2022 das Jornadas do Professor de Albergaria-a-Velha vai abordar a temática do bem-estar e equilíbrio emocional na profissão docente na manhã de 15 de outubro. O evento tem lugar no Cineteatro Alba, com início às 9h00, e pretende promover o debate e a troca de experiências entre educadores e professores do Concelho.
Citando o Relatório Eurydice “Os Professores na Europa – Carreira, Desenvolvimento e Bem-estar”, elaborado em 2021 pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura da Comissão Europeia, “O bem-estar pode estar associado a diferentes aspetos da profissão docente: carga de trabalho, ambiente de trabalho, condições de trabalho, sentido de segurança, apoio dos pares e das instituições, aspetos relacionais com aprendentes, pais, colegas e outros intervenientes na comunidade escolar, e, evidentemente, o apreço da comunidade em geral. Quando estes aspetos se tornam numa fonte de experiências negativas, os professores podem dar por si num estado de exaustão física e emocional, stress e esgotamento profissional (burnout) e a sua saúde mental e física pode ser afetada.”
Já os dados apurados no Questionário TALIS 2018 revelam que o stress é um sintoma comum entre os professores europeus. Olhando para os resultados relativos a Portugal, 87,2% dos docentes inquiridos declararam sentir stress no seu trabalho, a percentagem mais elevada entre os países europeus (a média europeia foi de 46,8%). Destaca-se ainda que mais de metade dos docentes considerou que o seu trabalho afeta negativamente a sua saúde mental e física.
Nas Jornadas do Professor, vão ser dinamizados dois painéis. No primeiro, intitulado “Bem-estar emocional dos Professores”, será promovida uma conversa com Eduardo Sá, psicólogo, psicanalista, professor e autor, e Mário Branco, pediatra e presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha. No segundo painel, Sandra Dias, coach, terapeuta e ativista de processos evolutivos, vai abordar o tema “O papel do equilíbrio emocional na felicidade”, propondo novas formas de estar na vida.
Como já tem sido habitual, no Cineteatro Alba vão ser ainda atribuídos os Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022, uma distinção que pretende valorizar o trabalho e dedicação dos alunos e alunas do 6.º. 9.º, 10.º 11.º e 12.º ano do Concelho. Dois momentos culturais e o tradicional almoço convívio completam o programa das Jornadas de Professor.
A participação no evento é sujeita a inscrição prévia no Serviço de Educação da Câmara Municipal.