Liberdade, viragem, Estado Novo, PIDE à procura… Partindo de palavras e expressões partilhadas em cartões coloridos, estudantes Albergarienses estão a construir letras para músicas Rap que vão apresentar no “Abril Jovem”, inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovido pela Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha.
Com o objetivo de envolver os jovens na celebração de uma data fundamental para a História portuguesa, levando-se a refletir sobre os valores da Democracia, está a ser desenvolvido o projeto “Abril em Rap”, com a orientação do rapper, músico e produtor João Nina. Nas várias sessões estão a participar cerca de 250 estudantes do 8.º e 9.º anos dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca.
“Abril em Rap” é um desafio de escrita, que consiste na produção da letra para uma canção alusiva ao 25 de Abril, promovendo a criatividade e o estabelecimento de laços afetivos com a escrita e a leitura, tendo como ponto de partida um género musical, o Rap. É utilizado um instrumental do rapper João Nina para musicar a letra, fruto do trabalho desenvolvido pela turma. Com os versos polidos e a seleção de um refrão impactante, os participantes vão ensaiar a música em conjunto para a apresentação pública final.
Desde abril de 2022, João Nina tem sido uma presença habitual nas escolas nacionais com o projeto “O Rap vai à Escola”, dirigido a alunos do 1.º Ciclo e Ensino Secundário. O músico pretende, desta forma, evidenciar o “poder libertador” da Arte como parte integrante da vida e contribuir para a promoção da sensibilidade estética e artística, do pensamento crítico e criativo, áreas da competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O “Abril Jovem” vai decorrer a 19 de abril com o objetivo de envolver os mais novos nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos e sensibilizá-los para a atualidade dos valores que levaram a sociedade portuguesa a rejeitar a Ditadura e a abraçar a Democracia. Neste dia dedicado à juventude, participarão estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, Colégio de Albergaria e Jobra Educação com vários momentos culturais e de reflexão.