No ano de 2019, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha promoveu 399 ações, que contaram com um total de 28 318 participantes. Assumindo-se como um equipamento cultural de excelência, a Biblioteca tem atraído pessoas das mais diversas faixas etárias e de diferentes concelhos com uma grande variedade de iniciativas, desde encontros formativos, palestras, apresentações de livros ou atividades em família.
Em termos de formação, o Encontro Para Além de Princesas e Dragões contou com a maior participação de sempre, passando de 100 para 150 pessoas inscritas. No ano passado, a Biblioteca Municipal também acolheu e coorganizou, juntamente com o Município de Ílhavo, a II Conferência Internacional da RBCIRA [Re]Pensar a Biblioteca Pública, que trouxe reconhecidos especialistas estrangeiros a Albergaria-a-Velha.
Na área da promoção da leitura e da descoberta de novos livros, foram promovidas oito sessões com autores, quer nacionais (como a historiadora Raquel Varela), quer locais, cuja taxa de ocupação média foi de 88%. Na apresentação do N.º 6 da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, a Biblioteca Municipal voltou a esgotar, o que mostra o interesse cada vez maior da comunidade pela sua Memória Coletiva e Identidade. Além dos livros, a promoção da arte nas suas diferentes expressões – pintura, desenho, fotografia ou ilustração – tem sido também prioridade; as 12 exposições do ano passado contaram com um total de 16 104 visitantes, desde crianças à população sénior.
As criações próprias do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa continuaram a atrair muito público em 2019. Para além das atividades desenvolvidas no âmbito dos grandes eventos do Município – Festival Pão de Portugal, Albergaria conVIDA, Campo de Férias ou Lugar das Cores – houve uma significativa adesão das famílias às sessões de leituras encenadas no período noturno – Terror na Biblioteca e Em Pijama, Conto Contigo!.
Desde a sua abertura em 2013, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha já contou com 183 016 visitantes. A sua coleção é constituída por 71 050 recursos, com os empréstimos domiciliários a totalizarem 134 222.