O Município de Albergaria-a-Velha foi ontem distinguido, em Castro Daire, com os Reconhecimentos “Intervenção Social a Pessoas Com Deficiência” e "Destino Ativo e de Experiências" no âmbito dos programas Autarquia Solidária e Municípios Amigos do Desporto, promovidos pela plataforma online Cidade Social.
Albergaria-a-Velha foi uma das 14 câmaras municipais que viram a sua candidatura validada, entre os 55 municípios que neste momento integram o programa das Autarquias Solidárias. Este visa reconhecer e premiar as autarquias que desenvolvem programas e atividades de apoio social, incluindo os direcionados a pessoas com deficiência nos seus territórios, seja através de intervenções diretas ou de parcerias estratégicas com organizações especializadas, nomeadamente os parceiros sociais das autarquias.
Em Albergaria-a-Velha, foram reconhecidos diversas ações e projetos dirigidos a pessoas com deficiência e necessidades especiais, sendo possível destacar o Programa Incluir+, que promove a inclusão através da música, leitura, e do desporto, bem como a disponibilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial; o Programa de Desporto Adaptado; o Balcão da Inclusão; o GAPRIC - Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade; e o projeto artístico Pontes Sonoras. Foram também valorizadas a aposta nas acessibilidades físicas, o transporte de pessoas com deficiência e a realização de estágios/formação em contexto de trabalho para pessoas com deficiência, entre outras ações.
No âmbito do Programa Municípios Amigos do Desporto, o Município de Albergaria-a-Velha foi reconhecida como "Destino Ativo e de Experiências". As boas práticas da ligação entre o Desporto e o Turismo encontram-se em atividades que potenciam os recursos naturais existentes de forma a poder aumentar as oportunidades de participação de todos os segmentos da população, respeitando os princípios de desenvolvimento sustentável, a matriz de valores éticos da sociedade e as tradições culturais associadas ao desporto.
Na candidatura Albergariense foram apresentadas as oportunidades ao nível das diferentes tipologias de turismo, onde se incluíram os vários espaços naturais de prática; as instalações desportivas e espaços/equipamentos outdoor; bem como as atividades e eventos no espaço exterior, como os passeios interpretativos ou percursos pedestres. Deu-se igualmente destaque às ações desenvolvidas no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, na Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, e no âmbito da promoção dos Caminhos de Santiago e de Fátima.