Na tarde de 10 de novembro, a AIDA CCI retoma o Fórum Empresarial do distrito de Aveiro na sua 8.ª edição, com o tema “Mais e Melhor Indústria. Melhor Emprego” no Cineteatro Alba, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha.
Este encontro, que se pretende que seja um momento de reflexão e partilha sobre temas e políticas relacionadas com todo o tecido industrial, conta com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na sessão de abertura, acompanhado por Fernando Castro, presidente da Direção da AIDA CCI e António Loureiro e Santos, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
A 8ª edição do Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro vai incluir a apresentação de 3 Keynote Speakers. Carlos Tavares, Economista e Coordenador do Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da SEDES será o primeiro apresentando a temática “Um Caminho para Portugal – Uma política económica integrada, orientada para a produtividade, a inovação, o crescimento e a valorização do emprego”; segue-se Maria da Graça Carvalho, Deputada do Parlamento Europeu, com o tema “A transição digital e energética na indústria portuguesa”; e Paulo Rangel, também Deputado do Parlamento Europeu que fará uma reflexão sobre “A geopolítica e a internacionalização das empresas”.
Para além destas intervenções a sessão do próximo dia 10 de novembro integra ainda 2 mesas redondas. A primeira, terá Miguel Taborda, Senior Manager da Deloitte Business Consulting à conversa com Álvaro Beleza, Presidente da SEDES, sobre o Crescimento económico sustentável; seguindo-se Sandra Soares, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro que falará sobre “As pessoas no centro: educação contínua como motor de desenvolvimento”, Fernando Ilharco, Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, que abordará o Impacto da inteligência artificial e o redesenho dos postos de trabalho e, finalmente Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro que fechará esta primeira Mesa Redonda com o tema “A Transição Digital como estratégia na reindustrialização da região Centro”.
Na segunda mesa redonda, Jorge Tavares da Silva, Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior recebe Nuno Mangas, presidente do COMPETE para falar sobre “Financiar a reindustrialização empresarial”; seguindo-se Luís Filipe Antunes, Diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, com o tema “Cibersegurança em tempos de aceleração digital e empresarial”; Cláudia Mendes Silva, PMO/Project Manager na Siemens e Embaixadora Women in Tech Portugal, tratará o tema “Data Means Money” e, para fechar José Augusto Silva, Partner da Deloitte Portugal na área de Digital Solutions, vai falar sobre “O que poderá um empresa alcançar se todas as interações com tecnologias forem inteligentes?
Para o encerramento do 8º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro, contaremos com as intervenções de Armindo Monteiro, Presidente da CIP e Fernando Castro, Presidente da AIDA CCI.
O Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro realiza-se de dois em dois anos, desde 2008, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República. Este Alto Patrocínio e a elevada adesão, a rondar os 450 participantes, por edição, acaba por traduzir o reconhecimento por parte das empresas como sendo um evento de elevado interesse e posicionando o distrito de Aveiro, enquanto player importante no cenário da indústria inteligente.
Todas as informações sobre o 8.º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro estão disponíveis aqui.