Formar públicos para a Cultura desde tenra idade. Este é o principal objetivo do MI – Festival de Música e Criatividade Infantil, que regressa a Albergaria-a-Velha entre 18 e 21 de novembro com um conjunto de espetáculos pensados especialmente para as crianças e suas famílias, abrangendo as mais diversas artes performativas.
No arranque do festival, terá lugar a inauguração da instalação “Optimix – um brinquedo de criação musical para todos” pelas 21h30, no Cineteatro Alba. Pensada para todas as idades, este “brinquedo musical” convida à experimentação, transformando cada pessoa num compositor a criar música espontânea. A instalação estará também acessível ao público durante as tardes do fim de semana, nos intervalos entre os espetáculos.
Na sexta-feira, pelas 18h00, o momento é de formação com uma oficina de criatividade musical dinamizada por David Leão. Dirigida a músicos, docentes de música e estudantes da área, a ação pretende promover a experimentação e o ato de criação, desenvolvendo o “fazer musical”. À noite, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, há uma sessão “Histórias em Pijama” especial com “Contos, Cantos, Risos e Acalantos”. Aqui, vai-se brincar para chegar a assuntos sérios e cantar para que as palavras contagiem os ouvidos. Os mais novos não devem esquecer-se de vestir o seu pijama mais quente e trazer um peluche para aconchegar. As duas atividades são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória para sac@cm-albergaria.pt (oficina) ou biblioteca@cm-albergaria.pt (Histórias em Pijama). A lotação é limitada.
O fim de semana arranca no Mercado Municipal – A Praça, onde dois indivíduos estranhos, carregando um velho piano que serve para os distrair do constante aborrecimento, vão recordar obras de grandes compositores do passado. “Ephemeros… E se a vida durasse um só dia?” tem início às 11h00, com entrada livre.
De regresso ao Cineteatro Alba, pelas 16h30, “As Quatro Estações de Trocovaldi” trazem músicas, lengalengas e histórias cantadas, que vão guiar o público pelas mudanças do tempo ao longo do ano, entre os pingos da chuva e o sol sobre o mar. O espetáculo, a decorrer no palco, é limitado a 40 espetadores.
Finalmente, no domingo, há “CRASSH_XIRI”, uma explosão de energia com percussão, humor, boa disposição e um idioma único, “o crasshonês”, falado pelos músicos em palco, mas que constitui um desafio divertido para os mais novos. O concerto tem início às 17h00, na Sala Principal do Cineteatro Alba.
O bilhete normal para “As Quatro Estações de Trocovaldi” e “CRASSH_XIRI” é de 4 euros, com o preço reduzido de 2 euros para portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.