Na sequência de vários projetos culturais, educativos e formativos dirigidos a crianças, famílias e educadores, numa lógica de criação de novos públicos para a cultura, o Município de Albergaria-a-Velha, através do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa, apresenta a nona edição do Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil entre 10 e 17 de novembro.
São cinco espetáculos e uma instalação que visam apurar os sentidos e transformar crianças em “aventureiros da imaginação”, num ambiente propício à experimentação e à descoberta de novos sons, tons e texturas.
No dia 10, pelas 17h00, o músico Tó Trips estará no Cineteatro Alba para fazer o acompanhamento musical ao vivo de quatro filmes a preto e branco dos estúdios Walt Disney, recentemente restaurados, no cineconcerto “As Comédias de Alice”. São curtas-metragens protagonizadas pela estrondosa Alice, uma pequena heroína de carne e osso, que se move num universo de desenhos animados.
A 15 de novembro, na Biblioteca Municipal, haverá uma sessão especial de “Histórias em Pijama”, dinamizada pela MUDA’TE Companhia de Artes Performativas. “Para Lá da Minha Janela”, a partir de “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, é um espetáculo de música e teatro, mas sobretudo uma viagem onde a narrativa convida a dar largas à imaginação, conectando miúdos e graúdos com as coisas simples da vida. A sessão tem início às 21h00.
No sábado, 16 de novembro, o Mi propõe dois espetáculos no Cineteatro Alba. De manhã, pelas 11h00, “Malas e Fraldas” quer envolver bebés e as suas famílias em músicas de colo, músicas de embalar, músicas que nascem em diferentes lugares do mundo, que saltam de muitas malas, que escondem ainda outros segredos. Já à tarde, pelas 17h00, a Companhia de Música Teatral apresenta “Aguário”, um conjunto de poemas performativos que explora as múltiplas vozes da água e dos seres que nela habitam, transportando o espectador para um universo onírico, onde o abstrato e o concreto se cruzam, o sentido de humor e os assuntos sérios fluem como se jorrassem da mesma fonte.
A finalizar os espetáculos do Mi, “Sursum Corda – Através de Tudo”, de Fernando Mota a 17 de novembro, pelas 17h00. Neste projeto multidisciplinar, a escuta, o silêncio e o sobressalto apresentam-se como momentos de questionamento do ritmo quotidiano e os elementos naturais como matéria-prima de um objeto performático dialogante com as várias dimensões do ser humano: o espírito, a alma e o corpo.
Ainda no âmbito do Mi e até ao final do mês de novembro, pode ser visitada, na Sala de Exposições do Cineteatro Alba, a instalação “Acquarumori”, da Companhia de Música Teatral. Os visitantes são convidados a descobrir as múltiplas vozes da água e a sua importância para a vida de todo o Planeta, a começar pelos territórios que nos são mais familiares.
Toda a programação do Mi - Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha pode ser consultada na página de Internet do Município aqui.