O projeto TemPack, que consiste numa mochila com bolsa que permite conservar a temperatura da comida em qualquer viagem, foi o projeto vencedor da 6.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha. Ideal para quem aderiu à tendência das marmitas, este projeto foi desenvolvido pelos alunos Tomás Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Para o segundo lugar, o júri escolheu Umbrella Dry, um secador de guarda-chuvas que evita os pingos no chão, idealizado pelas alunas Joana Silva e Diana Lemos. Já na terceira posição, ficou o projeto Elevação Segura, que consiste num sistema de segurança para elevadores de oficinas de automóveis, desenvolvido pelos alunos Pedro Simões, Leonardo Vidal e André Alves.
Na sessão final do concurso, que decorreu online esta tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, felicitou a capacidade de adaptação de todos os intervenientes no concurso – estudantes, docentes, membros do júri, colaboradoras do Município – que, apesar das contingências que vivemos, demonstraram que este projeto é válido e que deveria manter-se. O autarca também destacou a qualidade das ideias que têm sido apresentadas ao longo dos anos, que são um espelho das capacidades que se vão desenvolvendo nos alunos e nas alunas e que lhes vão ser úteis para enfrentar os grandes desafios da vida.
A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, destacou igualmente o espírito empreendedor que se está a incutir com este concurso e apelou aos jovens para colocarem as suas ideias ao serviço dos outros, de darem o seu contributo para o crescimento e desenvolvimento da sua comunidade.
Na edição de 2020 do Concurso de Ideias de Negócio, foram apresentadas 48 candidaturas elaboradas por 107 estudantes do Ensino Secundário e Profissional, com a colaboração de 12 docentes. Desde a sua primeira edição no ano letivo 2014/2015, passaram pelo concurso 221 projetos concebidos por 601 estudantes, o que vem comprovar que a atitude empreendedora é já uma característica bem presente nos jovens Albergarienses.
Para a final de hoje, foram selecionados 11 projetos, que o júri avaliou tendo em conta os critérios: inovação da ideia; exequibilidade da ideia; qualidade da apresentação; desenvolvimento da ideia (maturação do projeto); e impacto do projeto para a região. O júri desta edição foi constituído por José Gomes, do IEFP, José Valente, da SEMA, Eva Andrade, da uacoopera, Miguel Gonçalves, da GestEntrepreneur, Nuno Ferreira, da ANJE, Paulo Marques, da Inova-Ria, e Susana Carvalho, da AIDA.
Os alunos e as alunas dos três melhores projetos vão receber um voucher de compras para utilizar nas lojas de informática e eletrónica de Albergaria-a-Velha. Os valores dos vouchers são os seguintes: 1.º Prémio – 200 euros por estudante; 2.º Prémio – 100 euros por estudante¸ e 3.º Prémio – 50 euros por estudante. Aos elementos de todas as equipas participantes, o Município de Albergaria-a-Velha vai oferecer um certificado de participação e um voucher prenda com duas entradas para um espetáculo no Cineteatro Alba.