A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha abre a 1 de julho o período de candidaturas à utilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, dois espaços de intervenção junto de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade. As candidaturas para o próximo ano letivo decorrem até 31 de julho e deverão ser formalizadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe, a funcionar no Edifício dos Paços do Município, ou via CTT.
Desde a sua abertura, no ano letivo 2015/2016, já foram realizadas 8658 sessões. No ano letivo 2019/2020 – que foi interrompido em março devido à pandemia Covid-19 - realizaram-se 1340 sessões para 46 utentes, o que perfaz uma média de 224 sessões por mês, um número ligeiramente superior à média do ano passado. As pessoas que utilizam as Salas Snoezelen e de Integração Sensorial são de idades diversas, entre os cinco e os setenta anos.
As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial fazem parte do projeto municipal Incluir+ e constituem uma resposta individual e eficaz às necessidades dos/as munícipes portadores de deficiência ou incapacidade e/ou problemas sensoriais ou do foro neurológico, contribuindo para o pleno desenvolvimento bio-psico-social e, consequentemente, para a inclusão social.
Nas candidaturas à utilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial para o ano letivo 2020/2021, é dada prioridade às crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município, às crianças acompanhadas pela Equipa Local de Intervenção de Albergaria-a-Velha, aos/às utentes da APPACDM e às pessoas idosas integradas nas IPSS do Concelho. A candidatura operacionaliza-se através da apresentação de formulário próprio, acompanhado dos documentos comprovativos dos requisitos, no Serviço de Atendimento ao Munícipe a funcionar nos dias úteis das 9h00 às 14h00, ou via CTT, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial irão funcionar em conformidade com as regras de higiene e segurança definidas pelas Autoridades de Saúde no âmbito da prevenção de contágio pela Covid-19.
A documentação relativa à candidatura pode ser consultada aqui.