O Município de Albergaria-a-Velha ao longo destes últimos anos tem desenvolvido ações de sensibilização ambiental com o objetivo de mobilização comportamental para a redução de resíduos sólidos e seu correto encaminhamento para a valorização. Em 2019, foi estabelecida uma estratégia de comunicação assente no conceito “Menos Lixo, Mais Ambiente”, de forma a consciencializar para a redução de lixo, diminuição do desperdício alimentar, separação de resíduos….
No âmbito da estratégia “Menos Lixo, Mais Ambiente” o Município de Albergaria-a-Velha, procedeu ao reforço da contentorização da recolha seletiva com instalação de mais 24 ecopontos em todas as freguesias, permitindo atingir uma densidade de 180 habitantes por ecoponto, passando a dispor de 137 ecopontos disponíveis para a deposição seletiva no concelho. Todos os ecopontos estão georreferenciados permitindo recolher a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha seletiva, o que, associado à sensibilização da população e educação ambiental, permitirá aumentar as quantidades recolhidas.
Em simultâneo, e em parceria com a ERSUC implementou-se o Projeto “Porta a Porta” cujo objetivo é a recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis nos estabelecimentos comerciais, serviços e escolas, com o objetivo do desvio de recicláveis do fluxo de resíduos indiferenciados. São disponibilizados sacos verdes, azuis e amarelos para recolha de respetivamente, vidro, papel e cartão e embalagens de plástico e metal, posteriormente recolhidos porta-a-porta em dias pré-definidos e enviados para a unidade de triagem. Já aderiram mais de 150 estabelecimentos comerciais, estando previsto aumentar o serviço na Freguesia da Branca, no início de setembro.
Em 2020, foram instalados 15 novos pontos de recolha seletiva de óleos alimentares usados - OAU distribuídos em todas as Freguesias em resultado de parceria com a PRIO - novo prestador de serviços para recolha, transporte e tratamento de óleo alimentar.
Dispõem também a cidade de Albergaria-a-Velha de 3 equipamentos de recolha de pontas de cigarros nos espaços públicos. O Ecopontas pretende reduzir a acumulação de resíduos de pontas de cigarro nos espaços públicos, e simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, a que se junta a sensibilização social e educação ambiental da população.
A Autarquia tem também reforçado a recolha de Monos e Resíduos Verdes, verificando-se um acréscimo significativo nas quantidades recolhidas. Por esta razão, e para dar resposta a muitas solicitações temos ao dispor dos Munícipes, no Armazém Municipal, contentores de grande dimensão, destinados a receber, separadamente, diferentes tipos de resíduos para posterior encaminhamento para operadores licenciados, com vista à sua valorização ou reciclagem.
No armazém Municipal aceitam-se os seguintes resíduos:
- resíduos verdes (aparas de jardins, ramos resultantes de podas, relva, etc)
- material elétrico ou eletrónico
- monstros (colchões, móveis, sofás, etc.)
- sucatas
- pneus
- resíduos de construção e demolição (resto de pequenas obras, cerâmicas, etc)
Os Munícipes poderão solicitar Informações através do telefone 234 529 757 das 08h00 às 16h00. As entregas no armazém serão efetuadas em dia e hora a marcar.
Se queremos que o Município seja “Amigo do Ambiente” todos temos de contribuir!