O início do ano 2021 ficou marcado por um aumento muito acentuado do número de novas infeções por Sars-cov2, estando a situação pandémica enquadrada no que poderá ser a 3ª vaga. De acordo com o evoluir da situação têm sido implementadas medidas para o combate à pandemia e reforçado o suporte às estruturas de primeira linha que se dedicam aos cuidados assistenciais. Nesse sentido, o Município tem vindo a apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social, reforçando o subsidio anual e aprovando apoios extraordinários destinados a minimizar, potenciar e garantir o melhor cuidado a quem precisa. Hoje, foi deliberado atribuir um apoio extraordinário de 83 mil euros a 13 IPSS do Concelho.
“A atual situação exige uma atuação complexa, adaptada diariamente; por um lado tem que haver a preocupação de proteger as pessoas, prevenindo as situações de contágio da Covid-19 e, por outro lado, tem que se garantir a satisfação das suas necessidades básicas”, explica o Executivo na proposta apresentada em Reunião de Câmara. “No apoio à população mais vulnerável salienta-se a atividade das Instituições Particulares de Solidariedade Social que são fundamentais no atendimento às necessidades dos cidadãos, garantindo respostas sociais imediatas, próximas, eficazes e adequadas.
Recorda-se que em dezembro, tendo em conta as exigências, o Município antecipou a atribuição dos subsídios anuais definidos no âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS) para o ano de 2021. Nesse mês, foi atribuído um total de 129 600 euros.
Em março de 2020, com a propagação da pandemia Covid-19, a atividade assistencial das IPSS ficou condicionada, obrigando a uma forte reorganização dos cuidados à população idosa que se apresentava mais vulnerável ao contágio pelo vírus. Atuando num ambiente de constante incerteza, mantiveram o apoio a quem não possuía retaguarda familiar, incluindo às famílias em isolamento.
Ciente das dificuldades das instituições, o Município atribuiu, ao longo do ano, apoios financeiros no valor de 312 791,54 euros para a melhoria dos serviços prestados aos utentes e colaboradores, bem como para fazer face aos constrangimentos provocados pela pandemia. A Câmara Municipal também entregou equipamentos /materiais de proteção individual – gel desinfetante, máscaras cirúrgicas e FFP1, álcool etílico, luvas, cobre sapatos, fatos de proteção e termómetros de infravermelhos – tendo também comparticipado 72 testes Covid-19, com o objetivo de suprir as necessidades evidenciadas pelas Instituições na salvaguarda da saúde dos cuidadores e de quem é cuidado.