A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha tem aberto o período de candidaturas à utilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, dois espaços de intervenção junto de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade. As candidaturas para o próximo ano letivo decorrem até 2 de agosto e deverão ser formalizadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe, a funcionar no Edifício dos Paços do Município.
Desde a sua abertura, no ano letivo 2015/2016, já foram realizadas 7318 sessões, com uma média de 48 utentes por ano. No ano letivo 2018/2019, realizaram-se 2178 sessões, sendo a maioria dos utentes - 40,9% - crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos e do género feminino.
As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial fazem parte do projeto municipal Incluir+ e constituem uma resposta individual e eficaz às necessidades dos munícipes portadores de deficiência ou incapacidade e/ou problemas sensoriais ou do foro neurológico, contribuindo para o pleno desenvolvimento bio-psico-social e consequentemente para a inclusão social.
O número de sessões nas duas salas tem aumentado de forma sustentada ao longo dos anos e são várias as entidades, desde escolas a IPSS, a visitar as instalações para conhecerem a sua dinâmica. A preparação de técnicos especializados tem também sido uma preocupação do Município. Em fevereiro, foi organizado em Albergaria-a-Velha a formação Intervenção Snoezelen – Teoria e Prática da Estimulação Sensorial e Metodologias Práticas de Intervenção Snoezelen nas Necessidades Educativas Especiais, que contou com a participação de 19 pessoas.
Nas candidaturas à utilização das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial para o ano letivo 2019/2020, é dada prioridade às crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município, às crianças acompanhadas pela Equipa Local de Intervenção de Albergaria-a-Velha, aos utentes da APPACDM e às pessoas idosas integradas nas IPSS do Concelho. A candidatura operacionaliza-se através da apresentação de formulário próprio, acompanhado dos documentos comprovativos dos requisitos, no Serviço de Atendimento ao Munícipe.