Decorreu no passado sábado, dia 6, o concurso intermunicipal Idolíadas. Em 2023 participaram neste concurso sete Município: Albergaria-a-Velha, Águeda, Ílhavo, Mira, Oliveira do Bairro, Aveiro e Ovar. Participaram nesta edição mais de 400 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, representando 71 instituições.
A representar o Município de Albergaria-a-Velha estive o Programa Idade Maior (PIM), a Educalba, a Cediara, a APPACDM, a ASSA, a Probranca, a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, as Residências Montepio e, ainda, o Solar das Camélias. Durante vários meses os utentes destas instituições foram desafiados a preparar-se para as diversas provas. Este trabalho articulado entre instituições e a participação da comunidade na prova de fotografia, permitiu arrecadar o segundo lugar na prova de fotografia e os terceiros lugares nas provas de arte plástica e cultura geral.
Partindo do mote dos legados, o espetáculo de palco de Albergaria-a-Velha interpretado pelo PIM e APPACDM percorreu o legado da Marca Alba, em Portugal e no Mundo. Um espetáculo de seis minutos que permitiu viajar pelas mais importantes fases da marca Alba e pelo legado deixado em Albergaria-a-Velha. No final do espetáculo, que pode ser visualizado aqui, houve ainda tempo para agraciar a D. Maria Emília, como matriarca do legado Alba. Este espetáculo só foi possível graças à cooperação de diversas entidades e pessoas individuais que permitiram o empréstimo de diversos materiais. Um agradecimento ao Eng Pedro da Larus, ao Eng. Miguel Mendes, ao Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria a Velha, ao Sport Clube Alba e, ainda, à Durit.
Certos de que o trabalho em rede é uma mais valia para todos os intervenientes, o Município agradece a intervenção e colaboração de todos os participantes. A promoção de um envelhecimento ativo e saudável da sua população é um eixo prioritário do Município de Albergaria-a-Velha.