Na manhã do dia de hoje, no Fundão, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro e a Vereadora do Ambiente, Sandra Almeida, reafirmaram o compromisso do Município de Albergaria-a-Velha com a Economia Circular assinando, pela segunda vez, o Pacto Institucional para a valorização da Economia Circular na Região Centro. O Município compromete-se com as práticas sustentáveis e inovadoras para impulsionar a economia local num horizonte de julho de 2023 a junho de 2025. Em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, foram delineadas uma série de ações ambiciosas que visam transformar o Município num exemplo de eficiência e sustentabilidade.
Dentro destas ações estabelecidas, destaca-se o “Programa de Incubação Digital” focado na implementação de atendimentos via plataforma digital, estimulando candidaturas aos programas de incubação, cujo a estratégia está alinhada com novos modelos de negócio e desmaterialização.
Evidencia-se o “Projeto Albergaria A-Verde a Compostar” que propõe a instalação de ilhas de compostagem comunitárias e a distribuição de compostores domésticos pelas famílias, enquadrando-se na sensibilização social e na valorização de resíduos.
Por fim, a ação de promoção da valorização de resíduos têxteis visa aumentar a quantidade de têxteis recolhidos, realizar ações de divulgação para valorizar destes resíduos e gerar produtos a partir da sua valorização.
A Câmara Municipal compromete-se não só a implementar estas ações, mas também a reportar regularmente os progressos alcançados a fim de serem divulgados em plataformas digitais de economia circular, tanto a nível nacional quanto europeu.
Com esta renovação do compromisso, Albergaria-a-Velha reforça seu papel como protagonista na implementação de práticas sustentáveis e inovadoras, visando um futuro mais promissor e resiliente para a comunidade e o ambiente.