No âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS), a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha atribuiu um subsídio anual no valor de 127 500 euros a 11 IPSS do Concelho.
“Nós sabemos que podemos contar convosco, são nossos parceiros, e este apoio é um reconhecimento do serviço que prestam ao Concelho”, afirmou António Loureiro na sessão que decorreu no Edifício dos Paços do Município. Para o autarca, as Instituições Particulares de Solidariedade Social são fundamentais no atendimento às necessidades dos cidadãos, garantindo respostas sociais imediatas, próximas, eficazes e adequadas no Concelho.
Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, defendeu, por seu lado, que “só em rede conseguimos resultados mais positivos”. No Ano Nacional da Colaboração, celebrado em 2019, torna-se necessário aproveitar o “espírito” e afirmar a Rede Social do Município, de forma a melhorar as condições de vida das pessoas mais fragilizadas.
O apoio financeiro anual às IPSS tem um limite máximo, por instituição, de 14 000 euros e um mínimo de 8000 euros. A definição do valor a atribuir tem por base os seguintes critérios: o número e tipo de respostas sociais que desenvolvem com Acordos de Cooperação com a Segurança Social; o número de utentes; a área geográfica de intervenção; a participação nas iniciativas da Rede Social; a participação no Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social; a participação no grupo de trabalho da Rede Social; o desenvolvimento de ações junto da comunidade; e os Acordos de Cooperação celebrados com a Autarquia, nomeadamente, no que se refere às refeições escolares fornecidas.
As Instituições de Solidariedade Social a usufruírem do apoio financeiro anual são a Associação Humanitária Mão Amiga, a Associação de Infância D. Teresa, a APPACDM de Albergaria-a-Velha, a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, o Cediara – Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas, o Centro Social Paroquial de Angeja, o Centro Social Paroquial de St.ª Eulália de Valmaior, o Centro Social Paroquial de S. Vicente da Branca, a Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros, a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e a Probranca.