O Município de Albergaria-a-Velha distinguiu, ontem, em cerimónia pública, 104 estabelecimentos locais do setor HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés) pelas suas boas práticas na promoção da reciclagem do vidro, através da atribuição do certificado “Albergaria Soma + Vidro”.
Reconhecido e cofinanciado pela Sociedade Ponto Verde, o projeto “Albergaria Soma + Vidro” tem como propósito contribuir para as metas nacionais da reciclagem do vidro estabelecidas para 2025. Par atingir este fim, foram definidas três ações principais no primeiro trimestre: uma campanha digital nas redes sociais; sessões de sensibilização e formação dos empresários e colaboradores nos estabelecimentos locais; e a sensibilização dos consumidores do sector HoReCa para a reciclagem nas diferentes freguesias. Salienta-se que as ações no terreno contaram com a parceria da Associação BioLiving.
Ao todo, foram desenvolvidas 123 ações de sensibilização, que resultaram em 104 entidades reconhecidas e 700 cidadãos envolvidos. Na campanha digital, foram desenvolvidas 23 ações, que tiveram um alcance total de 133 000 pessoas.
Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente, mostrou estar muito satisfeita com os resultados do projeto. Na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município - e que contou com a presença de Bruno Tomé, administrador da ERSUC – a vereadora salientou que o Município quer distinguir-se pelos seus elevados padrões de qualidade de vida, onde as pessoas tenham vontade de viver e investir.
O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, saudou os empresários como “motores da diferença” e afirmou que o sucesso do projeto de tornar o Município mais sustentável só é possível graças à colaboração, disponibilidade e divulgação dos estabelecimentos locais. “Bons comportamentos geram bons comportamentos”, reforçou o autarca, que espera ver outras entidades seguir o exemplo das primeiras 104 entidades reconhecidas. Na verdade, António Loureiro partilhou com as pessoas presentes que um dos seus grandes desejos é que Albergaria-a-Velha, que já é reconhecido como um dos 20 municípios com melhores práticas na área da sustentabilidade, possa chegar ao Top 10.
De acordo com dados da ERSUC, de 2023 para 2024, Albergaria-a-Velha registou um aumento de 9% na recolha de vidro, o que levou Bruno Tomé a reconhecer que os Albergarienses estão no bom caminho e que demonstram estar sensibilizados para as questões do ambiente.
A Sociedade Ponto Verde, em mensagem enviada à Câmara Municipal, reconheceu o impacto do projeto “Albergaria Soma + Vidro”, que gostaria de ver replicado noutros territórios, e elogiou o trabalho de parceria que é possível desenvolver entre os municípios, a comunidade local e a Sociedade Ponto Verde.