Sob o lema EcoNatal, com programação exclusiva e diversificada durante um mês, assente na participação e envolvimento das associações, coletividades e companhias locais, o Município considera que o Lugar das Cores 2019 foi um sucesso, com a afirmação da imagem e todas as atividades associadas ao evento.
O balanço é muito positivo considerando que foi possível cumprir integralmente a programação agendada e todos os espetáculos tiveram lotação praticamente esgotada – a gala de circo, os espetáculos de teatro e dança - apesar das condições climatéricas verificadas, constatando-se um aumento do envolvimento e da participação, sobretudo das coletividades e associações locais.
Com a inovação no primeiro Moinho de Natal e a aposta na melhoria da iluminação e decoração de Natal, foi possível verificar a satisfação das pessoas, multiplicando-se “Postais de Natal” com essa decoração de fundo.
Destaca-se o acesso gratuito às diversões em permanência no Lugar das Cores (Trampolins, insufláveis e Carrossel Francês), a oferta de espetáculos às crianças e os preços reduzidos para os destinados ao público em geral, promovendo a participação de todos.
O mote “verde” do Natal em Albergaria-a-Velha, sem esquecer a cor e a magia, apelou à valorização dos recursos naturais, métodos tradicionais, simplicidade e economia circular, numa lógica de valorização dos produtos locais e equipamentos municipais e de promoção do comércio local.
Assim, lançado o desafio de decoração de paletes, mais uma vez, a adesão e participação das crianças do pré-escolar do Concelho superou todas as expetativas com cerca de 35 “quadros” espalhados pela Alameda 5 de Outubro, utilizando apenas tintas, materiais reciclados e muita imaginação.
Sob o mote “Sabores com Cor” aumentou significativamente a participação das associações do concelho para a partilha de sabores e receitas tradicionais nas diversas barraquinhas de natal.
Pela primeira vez no centro de Albergaria-a-Velha foi possível apreciar um Presépio Vivo, que contou com luz, cor, decoração, figurantes, animais e fez as delícias de adultos e crianças.
Quer nas oficinas promovidas no Colour Park, quer nos Ateliers de Natal, foi um sucesso a participação das crianças e não faltaram as histórias, dinamização de ações, desporto, música, teatro, trabalhos manuais, entre tantas outras, sob o mote do Natal Ecológico.
Oferta alargada para todos os públicos, dos 0 aos 100, abrangendo os jovens com o espaço Gaming, cinema ao ar livre e performances das diferentes áreas artísticas, interligadas com os espetáculos de referência em termos de produção essencialmente local e mostra cultural a decorrerem no Cineteatro Alba, não tendo faltado danças urbanas e uma After Christmas Party.
Destaque também para o Mercado Municipal – A Praça, que teve este ano uma aposta reforçada na programação e contou com a presença de 20 artesãos locais na feira de artesanato, no Mercadinho de Natal, dinamizado pela Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, com oficinas criativas (presentes e embrulhos eco, Pão de Natal, entre outros) música, teatro de rua e a Árvore dos Desejos. A decoração d’ A Praça foi este ano excecional, bem como os trabalhos dos artesãos, que resultaram em verdadeiras obras de arte feitas com resíduos do próprio mercado.
A chegada do Pai Natal, que partiu do Mercado Municipal - A Praça e o cortejo de natal contaram com um aumento significativo de participantes também em bicicleta, e resultaram em momentos memoráveis.
A promoção do comércio local com a segunda Campanha de Natal, cujos prémios foram sorteados no Concerto de Reis contou igualmente com um aumento significativo dos estabelecimentos comerciais aderentes, num total de 62 (mais 15 do que no ano passado), em claro sucesso e afirmação.
Um grande orgulho neste Lugar das Cores e um agradecimento a todos os participantes e à organização interna, trabalhadores do Município envolvidos que deram o seu melhor para fazer a magia acontecer. Para 2020/2021 o desafio é começar a trabalhar de forma intensa para que o próximo Natal seja igualmente inesquecível.