O Município de Albergaria-a-Velha apresentou a sua estratégia municipal de promoção de um envelhecimento ativo e saudável no 1.º Congresso de Envelhecimento Saudável, organizado pela Câmara Municipal de Sever de Vouga e o ISCIA, que decorreu na passada sexta-feira, dia 1 de abril, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever de Vouga.
Enquadrado na mesa "Envelhecer na comunidade: o papel das autarquias locais”, o Município de Albergaria-a-Velha, representada pela Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, acompanhada pela gerontóloga da Autarquia, apresentou a sua estratégia local, dando especial destaque ao Programa Idade Maior. Em 2020, por cada 100 jovens existiam no Concelho 170 pessoas com mais de 65 anos, representando 22 % da população local. Assim, o envelhecimento ativo tem sido uma prioridade para o Executivo Albergariense, tendo sido divulgadas, neste congresso, várias atividades, projetos e equipamentos que permitem proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas mais idosas: Programa Idade Maior, Gerações Solidárias, Teleassistência, Cartão Sénior, Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social, entre outras ações.
Este congresso marcou um debate profundo na maneira como as comunidades, autarquias e instituições pensam e executam as suas políticas em torno da promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Assente na premissa de fomentar um envelhecimento participativo na comunidade, foram deixadas considerações sobre a preparação do envelhecimento desde o início do ciclo de vida, passando pelo desenho das cidades e a construção de comunidades integradoras de todos os cidadãos, independentemente da sua condição física e idade, culminando na promoção de boas práticas que proporcionem um envelhecimento mais saudável, com a otimização das capacidades das pessoas e eliminando estereótipos e crenças preconcebidas e enraizadas na sociedade.