O Dia da Criança em Albergaria-a-Velha trouxe muitas surpresas às crianças do Concelho, sendo que a festa ainda se vai prolongar até ao final da semana.
Ontem, todas as crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo receberam um presente especial alusivo ao dia, constituído por uma pequena mochila para colorir, um jogo do galo e marcadores. Dentro da mochila, seguiu ainda um convite, com direito a oferta de um pão, para a “Festa da Criança”, a decorrer no recinto do Festival Pão de Portugal no próximo fim-de-semana. Insufláveis, trampolins, contos-oficina, sessões de showcooking infantil e a Mostra de Empreendedorismo Júnior são alguns dos destaques, para serem desfrutados em família. Todas as atividades podem ser consultadas no programa geral do Festival Pão de Portugal.
Para as crianças do pré-escolar, esta semana trouxe ainda “A Fada do Pão Integral” às suas salas. Neste conto musicado, dinamizado pela equipa do projeto municipal musicART, os mais novos conhecem uma fada que vive num pão e ajuda várias pessoas na sua labuta para produzir este alimento essencial na alimentação. Entre várias canções, as crianças aprendem sobre as profissões e os instrumentos ligados à confeção do pão e viajam também pela cidade do pão, construída no local onde existem mais moinhos de água identificados na Europa – Albergaria-a-Velha.
Generosidade atrai mais generosidade
Na quadra natalícia, as crianças do Concelho foram convidadas a criar postais ilustrados para oferecer aos seniores das IPSS locais. Aproveitando o Dia da Criança, e num gesto de agradecimento pelo postal recebido no Natal, os utentes do Centro Social e Paroquial de Angeja decoraram um lápis e oferecerem-no às crianças do Jardim-de-Infância de Campo, Jardim-de-Infância de Fradelos e da Escola Básica de Albergaria-a-Velha, das quais receberam a lembrança no Natal. Assim, ficou demonstrado que um ato de generosidade atrai mais atos de generosidade, promovendo o convívio intergeracional.