“Este mural, não se trata apenas de um elemento artístico, mas sim de uma homenagem sincera à população de Frossos. Representa o compromisso intergeracional, a generosidade e o espírito de comunidade que caracteriza o povo de Frossos”. Foi assim que António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, descreveu o novo mural no centro de Frossos, inaugurado a 26 de agosto perante muitos habitantes locais, emocionados com a obra concebida pelo artista António Conceição.
No mural, localizado perto do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, estão representados alguns símbolos da terra, como a bateira, as cegonhas e as águias, bem como uma das pessoas mais emblemáticas – Natália de Jesus, mestre na arte de trabalhar esteiras de bunho. António Loureiro salientou que “a dona Natália não perpetua apenas um saber ancestral; perpetua e personifica a ligação íntima entre a terra e as suas gentes. Ela é o rosto da alma de uma comunidade, que nunca deixou de valorizar as suas raízes.”
Através dos elementos identitários, o Município quer prestar “o devido reconhecimento a uma população que é um exemplo ímpar de altruísmo, generosidade e participação cívica”. O Presidente da Câmara referiu, especificamente, as oito doações entre terrenos e imóveis, realizadas pelos habitantes locais ao domínio público e que, analisando o seu valor de mercado, ultrapassam os 200 mil euros. Juntando cedências às doações, foram 60 os Frossenses – 7% da população local - a contribuir para a realização de vários investimentos locais, superiores a 780 mil euros, dos quais se podem destacar o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, o Largo dos Teixeiras, o espaço verde e parque infantil junto à Igreja, a ciclovia Angeja – Frossos, entre outros.
“Não encontramos outro exemplo no Concelho relativamente a este fenómeno de generosidade e dedicação ao bem-estar comum. A atitude da população de Frossos deve ser exaltada como um exemplo de cidadania ativa, de amor à terra e de visão para o futuro”, referiu o autarca.