No âmbito da edição que se encontra a decorrer do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, o Município de Albergaria-a-Velha vai apoiar o desenvolvimento de 9 ideias de negócio no Concelho. A assinatura dos contratos decorreu esta tarde, na Incubadora de Empresas.
Em 2023, foram apresentadas 17 candidaturas, que foram avaliadas por um júri constituído por representantes do Município, da SEMA – Associação Empresarial e da AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro. Os nove projetos selecionados abrangem áreas tão diversas como a saúde, jardinagem, lean management, puericultura, construção sustentável, decoração de interiores e eventos, terapias de bem-estar, climatização automóvel e educação.
O Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego tem como objetivos incentivar a criação do próprio emprego no Município, apoiar empreendedores a investir e a formalizar a sua ideia de negócio e promover o desenvolvimento da economia local e a criação de condições para a empregabilidade. Desde a sua criação em 2015, o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego já recebeu 149 candidaturas, tendo apoiado 87 projetos. As empresas criaram mais de 110 postos de trabalho e registam uma faturação superior a 5 milhões de euros. A taxa de sobrevivência dos projetos apoiados é de 94, 5%.
O Programa prevê a atribuição de um subsídio anual, não reembolsável, no montante de 3000 euros de forma a facilitar o desenvolvimento da ideia de negócio ou da empresa. Este subsídio pode ser acumulado com um conjunto de apoios à contratação de serviços externos, a outras empresas localizadas no Município, nomeadamente contabilidade, design e artes gráficas e/ou consultoria financeira, totalizando 1000 euros. Salienta-se que o programa municipal venceu, em 2017, o Prémio “Promoção do Espírito de Empreendedorismo” atribuído pelo IAPMEI, e integrado numa iniciativa dinamizada pela Comissão Europeia.
Além do Programa de Incentivos, os empreendedores podem candidatar-se a um espaço na Incubadora de Empresas, espaço que integra a RNI – Portugal Incubators, uma rede nacional desenvolvida pela Startup Portugal e que pretende ser o elo de ligação da comunidade de incubação. Neste momento, o equipamento municipal tem 25 empresas incubadas, quer de forma física, quer de forma virtual, totalizando 49 postos de trabalho.