No arranque do ano letivo 2024/25, o Município de Albergaria-a-Velha, em articulação com as escolas do Concelho, organiza a I Semana da Educação entre 5 e 14 de setembro. A iniciativa pretende envolver a comunidade educativa na partilha e discussão dos novos desafios na sociedade – a inclusão, a inovação, a sustentabilidade – bem como acolher informalmente novos docentes e alunos no início de mais um ano de trabalho e estudo, que se espera profícuo.
O programa da Semana inclui ações dirigidas a diferentes públicos dentro da comunidade educativa, como docentes, assistentes de ação educativa, famílias e jovens estudantes.
Para os profissionais de Educação, a sessão de arranque do novo ano letivo acontece no Cineteatro Alba às 9h30 de 5 de setembro, seguindo-se as Jornadas do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha. Os momentos formativos continuam no dia 10 com “Não há longe nem distância – artificial e real: inclusão, inovação e desenvolvimento”, no Cineteatro Alba e Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Abordando questões como a inteligência artificial nos contextos educativos ou a aplicação de medidas concretas de inclusão, estas jornadas também incluem uma componente prática com trabalhos de grupo e visitas a entidades que inovam na Educação e no desenvolvimento sustentável da sociedade.
Como forma de promover a socialização e o acolhimento dos novos docentes no Município, serão dinamizadas duas visitas ao Concelho, com passagem por alguns lugares emblemáticos, incluindo a Rota dos Moinhos. As visitas realizam-se nas manhãs de 11 (docentes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) e 12 (docentes do Agrupamento de Escolas da Branca).
As assistentes de ação educativa também terão momentos formativos a 11 de setembro, com duas ações: primeiros socorros/ suporte básico de vida; e gestão emocional e de conflitos. Para os profissionais de Educação, destaca-se, ainda, o momento de reflexão “A Rampa para a Inclusão: formação e a empregabilidade inclusiva”, com Catarina Oliveira, do projeto Espécie Rara Sobre Rodas, (tarde de 11 de setembro, na Biblioteca Municipal) e a realização do Conselho Municipal de Educação (tarde de 12 de setembro, na Câmara Municipal).
Os docentes que já não se encontram no ativo também vão ter o seu momento especial, com um almoço convívio e atividades lúdicas no Parque de Porto de Riba, em Soutelo – Branca, a 13 de setembro.
Para as famílias, crianças e jovens, há também diversas atividades na Semana da Educação. Na segunda-feira, 9 de setembro, pelas 18h00, terá lugar a ação de capacitação online “Os novos desafios da Educação – escolas emocionalmente inteligentes”, integrada no programa “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso”. No dia 12, as famílias podem desfrutar de um Dia Aberto no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos ou conhecer a Biblioteca Municipal numa visita guiada com início às 15h00. Já a 13, pelas 18h00, será inaugurada a exposição “CURARTE – arte e saúde em espaço público”, na UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Branca.
Na manhã de sábado, dia 14, os mais novos podem participar em duas oficinas: “Albergaria-a-Velha, uma cidade inteligente”, pela Inova-Ria, no Laboratório de Programação e Robótica; e “Cores solares: artes e sustentabilidade”, pela Associação BioLiving, na Biblioteca Municipal. No início da tarde, no Cineteatro Alba, há uma reunião com o Mecanismo de Coordenação do Programa “Cidade Amiga das Crianças” da Unicef, seguindo-se, pelas 15h00, a entrega dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2023/24, com a presença de Teresa Capitão, Coordenadora Nacional do programa “Cidade Amiga das Crianças”. Pelas 16h00, será apresentado o Programa de Saúde Escolar pela UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Albergaria-a-Velha.
A encerrar o programa da l Semana da Educação do Município de Albergaria-a-Velha, o Concerto de Família (18h00) com a Orquestra Filarmonia das Beiras, onde as obras de Mozart estarão em destaque.
Programa Geral da I Semana da Educação do Município de Albergaria-a-Velha