Durante o mês de outubro, oito jovens artistas reuniram-se na sede da Associação Quinta das Relvas, com o propósito e desafio de produzir obras artísticas a partir da exploração do contexto oferecido quer pelo espaço da Quinta das Relvas, quer pela cultura local. Este projeto, com o nome GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO, tem este ano a sua 3.ª edição e os trabalhos resultantes desta experiência vão poder ser apreciados no Cineteatro Alba a partir de segunda-feira, 25 de outubro. A inauguração é às 15h30.
Esta residência procurou abrir espaço para novas possibilidades num ambiente propício a um dinamismo diferente do habitual, numa experiência intensa mas intimista em que os participantes foram convidados a mergulhar de um modo consciente tanto a nível psicológico como social, capaz de potenciar a sua permeabilidade face ao contexto natural e cultural envolventes. Assim, jovens que trabalham em diferentes disciplinas artísticas (entre pintura, escultura, fotografia, vídeo) puderam criar num ambiente de partilha de ideias, que é ainda potenciado por uma programação que inclui sessões de apresentação e reflexão, visitas a espaços culturais locais, e ainda o acompanhamento e tutoria de artistas consagrados no panorama artístico português. Para as tutorias desta 3ª edição, foram recebidos no espaço da Quinta os artistas Vasco Araújo, Pedro Tropa e Sara & André, que acompanharam e aconselharam os jovens artistas e contribuíram ativamente para a componente educativa e experimental que esta residência pretende proporcionar aos seus participantes.
Assim, e ao findar o período de residência, surge uma exposição multidisciplinar que nos aproxima da experiência sentida por estes artistas durante a residência, e onde diferentes médiuns e abordagens evidenciam um processo criativo onde existiu o confronto entre a habitual produção de cada artista com um novo ambiente, uma nova paisagem, novas interações sociais e encontros de ideias.
Dos artistas representados nesta exposição conta-se com a presença de André Vaz, Aurora Amado, Bruno De Marco, Elisa Azevedo, Letícia Costelha e Miguel Tavares, aos quais se juntam as responsáveis pelo projeto, Mariana Malheiro e Beatriz Manteigas, também artistas visuais e que participaram na residência de igual modo.
Esta exposição, apresentada agora na Sala de Exposições do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, apresenta, pela primeira vez, os resultados obtidos - que posteriormente migrarão para uma segunda exposição em Lisboa, na Appleton Associação Cultural.
Para a realização deste projeto a Associação Quinta das Relvas contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, CIEBA - Centro de Investigação em Belas-Artes, Direção Regional da Cultura do Centro, Appleton Associação Cultural e Junta de Freguesia da Branca.