A Banda Filarmónica ARMAB, conhecida pela criatividade e ousadia na abordagem musical ao vivo, apresenta, no próximo domingo, 5 de março, um espetáculo com 8 maestros diferentes e um compositor convidado no Cineteatro Alba. Inserido no ciclo Bandas em Concerto, o evento tem início às 17h00, com entrada gratuita, mediante o levantamento de ingresso.
Os 86 músicos em palco vão interpretar um repertório variado, composto pelas seguintes obras: “Passodoble Sit de Plata”, de José R. Pascual-Vilaplan; “Aulos Symphony”, de José Suñer Oriola; “Come Sunday”, de Omar Thomas; “Danse Diabolique”, de Joseph Hellmesberger (arranjos de Tohru Takahashi); “Danse Satanique”, de Alexandre kosmicki; e “Mazedonia”, de Mario Bürki.
Sendo o expoente máximo da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, a Banda Filarmónica ARMAB teve um desenvolvimento artístico acentuado nos últimos anos. Com o atual Diretor Artístico e Maestro Paulo Martins, a banda tem vindo a ser orientada para novos conteúdos musicais e novos públicos, com diferentes métodos de trabalho e apresentação, conseguindo levá-la a atingir um nível artístico e de desempenho pouco comuns em bandas filarmónicas no nosso país.
Sem nunca colocar de parte as romarias e festas religiosas, a Banda Filarmónica ARMAB tem apostado fortemente na realização de concertos em auditório, com reportórios cujas obras percorrem vários estilos, desde os autores clássicos aos contemporâneos, executando transcrições e obras escritas para bandas de cariz profissionalizante, de compositores portugueses ou estrangeiros.
Uma outra aposta é a participação em concursos de bandas, nacionais e internacionais, onde tem arrecadado vários prémios, como o 1.º Prémio na 1.ª Categoria (2007 e 2014) do Certamen Internacional de Bandas de Música de Villa de Altea, Espanha; o 1.º Prémio na 1.ª Categoria e Prémio Tauromaquia (2008, 2012 e 2014) no Concurso Internacional de Bandas – Ateneu Vilafranquense, Portugal; o 3.º Prémio (2011) e 1.º Prémio (2018) na 1.ª Categoria no Certamen Internacional de Bandas de Musica Ciudad de Valencia, Espanha; e o 1.º Prémio (2017) no Concurso das Bandas Filarmónicas de Braga, Portugal.