Paulo Azevedo, considerado por muitos como um modelo de superação e persistência, é o próximo convidado do ciclo “Palestras Motivacionais” do projeto “Empreendedorismo nas Escolas” de Albergaria-a-Velha. O ator e palestrante estará à conversa, em formato online, com os alunos do Concelho na próxima semana, sendo as sessões transmitidas na página de facebook do Município.
As sessões decorrem no dia 21 (Colégio de Albergaria) pelas 14h10, no dia 22 (Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha) pelas 10h30 e no dia 23 (Agrupamento de Escolas da Branca) às 11h30.
Paulo Azevedo nasceu em Coimbra, a 29 de outubro de 1981, sem mãos e sem pernas. Apesar da diferença em relação aos outros rapazes, nunca desistiu de ter uma vida normal e de concretizar os seus projetos de vida. Iniciou-se no Teatro em 1990, em Pombal, estudou Jornalismo na Universidade de Coimbra e tirou o Curso de Treinador de Futebol de Nível II, tendo estagiado no Real Madrid. Frequentou ainda o Curso de Representação em Televisão e Cinema, sob a orientação do ator e argumentista Tozé Martinho, na Universidade Lusíada de Lisboa.
Ao longo dos anos, Paulo Azevedo foi protagonista de reportagens televisivas premiadas, como “O Melhor Jogador do Mundo”, da Sport TV, e “Uma Vida Normal”, da SIC, que haveria de dar origem ao livro autobiográfico com o mesmo nome, em 2008. Foi o primeiro ator com deficiência/ incapacidade na ficção televisiva portuguesa quando participou na novela “Podia Acabar o Mundo”, da SIC, tendo sido eleito Ator Revelação. Além da participação em algumas telenovelas de diferentes canais, protagonizou curtas-metragens exibidas em cinema e apresentou o programa “Consigo”, da RTP 2.
O ciclo “Palestras Motivacionais” tem como objetivo pedagógico motivar e inspirar os jovens participantes para a adoção de comportamentos e atitudes proativos, de resiliência, de criatividade e de entusiasmo, que os ajudem não só no projeto de empreendedorismo que desenvolvem ao longo do ano letivo, mas também na sua vida quotidiana. Em sessões anteriores, o ciclo já contou com as presenças de Tarantini, futebolista, André Leonardo, empreendedor e viajante, Marta Baeta, trabalhadora humanitária, Francisco Banda, consultor e investidor, e Rafael Polónia, mentor da agência de viagens cultural e de aventura Landescape.