“Podia ser pior” foi a expressão que a mãe utilizou quando viu que o seu filho tinha nascido sem mãos e sem pernas. De uma forma emotiva, Paulo Azevedo recordou um percurso de vida diferente, mas recheado de heróis, na mais recente “Palestra Motivacional” do projeto “Empreendedorismo nas Escolas” de Albergaria-a-Velha. Esta tarde, a sessão online foi dirigida aos estudantes do Colégio de Albergaria, mas teve igualmente transmissão em direto na página de Facebook do Município, contando com um total de 70 participantes.
“Não vos venho ensinar fórmulas mágicas para o sucesso. Venho contar uma história de heróis reais”, frisou Paulo Azevedo no início da palestra online. Ao longo de mais de uma hora, partilhou o seu percurso de vida, pleno de obstáculos para uma pessoa com deficiência, mas que ele conseguiu contornar com a ajuda dos seus “heróis” – a mãe, que não o ajudou a levantar-se quando caiu na primeira experiência com próteses; o avô, que lhe comprou uma moto4 para ele deslocar-se sozinho até à escola; ou até mesmo o treinador José Mourinho, que só o aceitou na sua equipa técnica depois de aprender a conduzir um carro.
Todos os seus “heróis” transmitiram-lhe que o difícil não significa o impossível e que não há uma única porta de entrada para realizar os nossos sonhos. “É claro que há obstáculos que não consegues ultrapassar, mas é possível contorná-los, dar-lhes a volta”, afirmou Paulo Azevedo, que acredita que a batalha da nossa vida é aquela que nos põe em confronto com os nossos medos. “Tens de viver a tua vida como uma existência e não como uma desistência”, frisou e aconselhou os estudantes a não terem medo de falhar, pois é com persistência e confiança que se conseguem atingir os objetivos. “É difícil ir longe quando não acreditas em ti próprio”.
Jogar futsal, estudar jornalismo na universidade, conduzir um carro, fazer parte da equipa técnica do Real Madrid, ser ator, ser pai. Estas são algumas das realizações pessoais e profissionais de Paulo Azevedo que, após inúmeras quedas, escolheu sempre voltar a levantar-se.
Amanhã e quarta-feira, haverá mais duas conversas com Paulo Azevedo, desta vez, com os alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e do Agrupamento de Escolas de Branca.