A Albergaria conVIDA – Feira Regional de Artesanato e Gastronomia de Albergaria-a-Velha está de regresso à Quinta da Boa Vista nos dias 29 e 30 de junho, 1 e 2 de julho. Pedro Abrunhosa e Os Quatro e Meia estão em destaque no cartaz da edição de 2023, que inclui ainda os japoneses Minyo Crusaders, Cool Drive e as já habituais After Hours com DJ sets pela noite dentro.
O evento que, este ano, conta com 9 tasquinhas de gastronomia local e 29 espaços de artesanato e stands institucionais, arranca na quinta-feira, 29 de junho, com abertura de portas às 19h00. O concerto desta noite é com CoolDrive. Oriundo da região de Aveiro, este grupo de músicos com variadas experiências noutros projetos interpreta covers de canções dos anos de 1970 até à atualidade, das mais ouvidas até algumas surpresas que muitos já não se lembram. Uma noite para recordar grandes melodias.
Na sexta-feira, 30 de junho, e integrado no Festim, o público pode contar com a atuação dos Minyo Crusaders. O grupo oriundo do Japão revisita canções folclóricas tradicionais, “passeando” ainda por ritmos latinos, caribenhos e africanos, de forma absolutamente inusitada. Em palco, estes japoneses soam a cumbia, a samba, a funk e a afro jazz, com uma espinha dorsal rítmica constituída por percussões do mundo, além dos sopros e do combo elétrico.
Pedro Abrunhosa, músico, viajante, escritor, homem de palco por excelência, vai estar na Albergaria conVIDA a 1 de julho. Multiplatinado em praticamente todos os discos, o artista portuense foi distinguido com todos os prémios nacionais de relevância, incluindo três Globos de Ouro e quatro Prémios Blitz. Nesta viagem, traz na bagagem as canções que o transformaram numa das maiores referências da música em Portugal e, por companhia, o imenso público que arrasta.
Os Quatro e Meia encerram o cartaz de concertos na noite de 2 de julho. A banda nasceu em Coimbra de forma não planeada. A atuação musical num sarau de ballet em 2013, a pedido de amigos comuns, acabou por se transformar no primeiro concerto oficial do grupo. A partir daí, vieram as músicas originais, compiladas nos discos “Pontos nos Is” (2017) e “O Tempo Vai Esperar” (2020). Em 2022, participaram no Festival da Canção com o tema “Amanhã”. “Na Escola” é a mais recente música, que pode ser ouvida na rádio e plataformas digitais.
Todas as noites, após os concertos, há After Hours com a melhor música de dança. Os DJ confirmados são Gustajony, Zé Gabriel, Paulino Coelho e Ricardo Neves.
Os concertos de Minyo Crusaders e CoolDrive são de entrada gratuita. Os bilhetes para os espetáculos de Pedro Abrunhosa e Os Quatro e Meia custam 2 euros, sendo gratuitos para as crianças até aos 12 anos. Os jovens entre os 12 e os 18 anos e as pessoas com mais de 65 anos têm um desconto de 50%. Os bilhetes podem ser adquiridos na Biblioteca Municipal a partir de 26 de junho. Os concertos têm sempre início às 22h00.
Albergaria conVIDA na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal apresenta também algumas propostas para os visitantes da Feira Regional de Artesanato e Gastronomia. Na sexta-feira, 30 de junho, é inaugurada, pelas 18h00, a exposição de fotografia “Passarinhando por aí”, de José Valente Ferreira. No sábado de manhã, para as famílias, há uma sessão especial de conto.oficina “Aos Sábados, Conto Contigo!”, às 11h00, com a história “Chibos Sabichões”, de Olalla González.
Na tarde de sábado, pelas 16h00, os leitores têm encontro marcado com Margarida Rebelo Pinto. Com mais de 30 obras editadas, a escritora é um caso de sucesso no panorama literário português, com obras que abordam as complicadas relações humanas nas cidades contemporâneas, mas também momentos da História de Portugal. No seu último romance, “A Lenda do Belo Soldado”, regressamos ao tempo das lutas de Viriato, num livro com toques de mistério, magia e paixão.
Ao longo do fim de semana há visitas livres ao Castelo e Palacete da Boa Vista. No sábado, decorrem entre as 18h00 e as 20h00 e, no domingo, entre as 15h00 e as 20h00.