O Piaçá Elétrico, que propõe transformar o tradicional piaçá num eletrodoméstico que limpa com maior rapidez e eficácia as sanitas das casas de banho, foi o projeto vencedor da oitava edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha, cuja final decorreu ontem à tarde.
O produto, que inclui ainda um sistema de autolimpeza com sabão, propõe tornar uma tarefa doméstica que a maioria das pessoas não gosta, em algo mais fácil e cómodo. A ideia foi apresentada pelos alunos Francisco Melo e Henrique Camara, orientados pelo professor Rolando Marcos.
Em segundo lugar, ficou o projeto TryMulti, um equipamento que reúne várias características para a gravação de conteúdos audiovisuais, apresentado pelas alunas Jaqueline Pitois, Daniela Rodrigues e Maria Clara Neves, orientadas pelo professor Hugo Carvalho. Já o terceiro prémio foi para o projeto LABottle, uma garrafa que permite controlar a quantidade de água ingerida através de uma app, concebido por Ana Gonçalves, Maria Sousa e Maria Gamas, orientadas pela professora Ana Bernardete. Todos os alunos premiados nesta edição estudam na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Os prémios para cada elemento das equipas vencedoras são vouchers para utilizar em compras em lojas locais de informática e eletrónica nos valores de 150 euros (1.º prémio), 100 euros (2.º prémio) e 50 euros (3.º prémio).
Na edição de 2022 do Concurso de Ideias de Negócio, foram apresentados 27 projetos de 72 alunos do Ensino Secundário e Profissional. Para a final, foram selecionados 12 projetos, envolvendo 31 alunos. O júri foi composto por Ana Patrícia Carrancho (IEFP), Francisco Banha (GesEntrepreneur), Maribel Marques (SEMA – Associação Empresarial), Paulo Marques (InovaRia), Pedro Almeida (PCI – Creative Science Park) e Susana Carvalho (AIDA).
O Concurso de Ideias de Negócio é uma das iniciativas do programa “Empreendedorismo nas Escolas” do Município de Albergaria-a-Velha que, desde o ano letivo 2014/2015, tem promovido diversas atividades – palestras com empreendedores, formação, bootcamps, projetos de mentoria, entre outras - que visam desenvolver uma atitude proactiva e criativa nos estudantes Albergarienses dos vários ciclos de ensino. Desde o início, o programa municipal já envolveu 4640 alunos, 453 docentes e 39 mentores. Ao todo, já foram apresentados 711 projetos originais.
Na sessão final, o Município deu os parabéns a todos os participantes nesta edição do concurso e proferiu um agradecimento especial aos docentes orientadores dos projetos, às direções das escolas e seus interlocutores no Programa “Empreendedorismo nas Escolas”, aos membros do Júri e aos mentores, que acompanharam e ajudaram a aperfeiçoar os vários projetos a concurso. Este ano, as empresas mentoras foram: Consolidar; Portoflex; Soul4biz; Capsi; Pet Universal; 4Energy; FHLUD; Famsport; UA Incubator; Make It; Trilatus; e Laura Fontoura.