Nos dias 28 e 29 de maio foram revelados os projetos vencedores dos Concursos de Ideias F@z e Acontece (2.º ciclo) e Desafi@-te (3.º ciclo) da Academia Empreende +, o programa de empreendedorismo escolar promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha.
“Notícias Felizes” da turma 6.º A da Escola Básica de Branca foi o projeto vencedor do 2.º Ciclo. Com esta ideia, os estudantes pretendem animar as pessoas mais velhas das IPSS da Branca através de um podcast só com notícias felizes e conteúdos de entretenimento. No Cineteatro Alba, a 28 de maio, estiveram em análise 5 ideias, que propõem solucionar problemas sociais ou ambientais que preocupam os alunos, “mudando o Mundo em Albergaria-a-Velha”. O júri foi constituído por Dalila Ferreria (Prave), Marina Moreira (IRIS) e Sílvia Freitas (Pedalar Sem Idade). Como prémio, a turma vencedora vai desfrutar de um conjunto de atividades no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.
Já no Concurso do 3.º Ciclo Desafi@-te, “Compfood”, um projeto que propõe reaproveitar restos de alimentos para fazer ração para animais, ficou em 1.º lugar. A ideia foi concebida pelas alunas Geovana Rodrigues e Rafaela Clemente, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, orientadas pela professora Glória Castelhano.
Em 2.º lugar, ficou “DescoPoint”, uma aplicação que reúne atividades ambientais e de voluntariado, oferecendo pontos a quem nelas participa, desenvolvida pelas alunas Helena Silva, Mafalda Dias e Anabela Hrytsak da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, sob a orientação da professora Ângela Lobo. Finalmente, em 3.º lugar, o “Ideal Bottle”, uma garrafa feita de materiais 100% biodegradáveis que pode ser plantada com a semente do rótulo, criada por Alice Miranda, Mariana Gonçalves e Bárbara Lamas do Colégio de Albergaria, orientadas pelo professor José Marques.
Na tarde de 29 de maio, no Cineteatro Alba, foram apresentados 10 projetos com foco no desenvolvimento sustentável e economia circular. O júri foi constituído por Carmo Ambrósio (AIDA), Eduardo Costa (Universidade de Aveiro Incubator) e Eugénia Silva (SEMA – associação empresarial). Como prémio, cada aluna dos projetos premiados vai receber um cheque-vale para descontar no comércio local nos valores de 150 euros (1.º prémio), 100 euros (2º prémio) e 50 euros (3.º prémio).
No mesmo dia, teve lugar, no Museu Marítimo de Ílhavo, o Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo das Escolas da Região de Aveiro, tendo os alunos Albergarienses Leonardo Coutinho e Rafael Jesus arrecadado o 3.º prémio com o projeto “Game Experience”. Recorda-se que este projeto vencera o Concurso # Faz o teu Futuro do Ensino Secundário e Profissional na semana anterior.
Catarina Mendes, Vereadora da Educação, felicitou todos os alunos, docentes, mentores e entidades parceiras participantes na Academia Empreende+ e exortou os jovens a trabalharem a genuinidade das suas ideias para que os projetos não terminem nos concursos. “Estas são aprendizagens para toda a vida - desenvolver ideias, defendê-las e colocá-las ao serviço da comunidade”. Por seu lado, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal afirmou que o empreendedorismo nas escolas é uma semente que plantamos para dar frutos; “os jovens podem fazer um país melhor!”, defendeu.