Cerca de 60 empresas, entidades de recrutamento, escolas e outras organizações marcaram presença na primeira edição da Emprega’T – Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo, que decorreu nos dias 19 e 20 de abril. Organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha e pelo CLDS 3G “Albergaria Integra’T”, o evento contou com mais de 5000 visitantes à procura de novas oportunidades de trabalho, formação ou ideias para criar o seu próprio negócio.
“Se Albergaria-a-Velha é reconhecida regional e nacionalmente, muito o deve ao seu forte tecido empresarial”, afirmou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de abertura. De acordo com os últimos dados oficiais de 2016, as empresas Albergarienses registaram um aumento de seis por cento no volume de negócios em relação ao ano anterior, totalizando 1050 milhões de euros, e criaram mais de 6800 empregos. O autarca também salientou que Albergaria-a-Velha é o 35.º concelho português mais exportador. “Perante esta realidade, o Município só tem um caminho, que é o de estar ao lado das empresas”.
Para além de constituir uma plataforma de oferta e procura de emprego, facilitando o contacto entre empresas e pessoas à procura de novas oportunidades, a Emprega’T desenvolveu várias iniciativas paralelas, como oficinas ou apresentações de empresas em forma de pitch, para os visitantes conhecerem melhor a realidade de diversas organizações e descobrirem o que é exigido aos colaboradores que querem ser bem-sucedidos no mercado de trabalho.
Na quinta-feira, é possível destacar a realização de um seminário sobre responsabilidade social das organizações e, na sexta-feira, a mesa redonda Criação do Próprio Emprego – Oportunidades de Financiamento. Entre os vários oradores convidados, marcaram presença António Couto dos Santos, membro do Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho e ex-Ministro da Educação, Celina Gil, do Departamento de Politicas de Empresa da IAPMEI, e Pedro Martins Pereira, Fundador da Larus e do ProjectoAlba.