Albergaria-a-Velha contribui para as Metas Nacionais referentes à Reciclagem do Vidro
A União Europeia definiu como estratégico Portugal alcançar a meta de 70% das embalagens de vidro recicladas até 2025. Para ser possível alcançar este objetivo apresenta-se como fundamental envolver os diferentes atores, com especial o setor Horeca, sensibilizando-os para a importância da reciclagem do vidro, enquanto elemento que contribui para a sustentabilidade do planeta.
Neste contexto, o Município de Albergaria-a-Velha entendeu, uma vez mais, assumir uma posição de proatividade e contribuir para que as metas nacionais sejam alcançadas. Para o efeito, e no âmbito das suas competências, o Município desenvolveu um projeto que congrega, por um lado, a sensibilização da comunidade para a importância da reciclagem do vidro e, por outro lado, a ativação do setor Horeca para a sua responsabilidade em instituírem circuitos de encaminhamento das embalagens de vidro para a reciclagem.
É objetivo deste projeto que o Município de Albergaria-a-Velha seja um exemplo a seguir e o maior contribuinte para as metas nacionais.
O projeto denominado como “Albergaria Soma + Vidro” foi alvo de reconhecimento e de cofinanciamento pela Sociedade Ponto Verde.
Importa aqui destacar que, o reconhecimento e cofinanciamento concretizado pela Sociedade é demonstrativo da capacidade, do valor e da ambição técnica do Município no domínio da sensibilização e da educação ambiental.
O projeto “Albergaria Soma +Vidro” assume duas dimensões fundamentais:
1- Estratégia de Comunicação Digital, com o propósito de chamar à atenção e colocar o tema da reciclagem do vidro no centro das preocupações da comunidade de Albergaria-a-Velha e, através desta dinâmica, incentivar uma mudança comportamental que permita reforçar e incrementar as taxas de reciclagem no concelho.
2- Ativação dos empresários do canal Horeca para a implementação, nos seus estabelecimentos, de circuitos que facilitem o encaminhamento das embalagens de vidro vazias para a reciclagem. A ativação dos empresários será realizada através de uma equipa, a constituir pelo município, que se vai deslocar diretamente aos estabelecimentos com o objetivo de sensibilizar e auxiliar os empresários, que ainda não o fazem, a adotarem práticas de reciclagem nos seus estabelecimentos.
O conjunto destas duas dimensões vai permitir que o concelho de Albergaria-a-Velha lidere os indicadores de sustentabilidade, em benefício da comunidade atual e das gerações vindouras, para que, cada vez mais, se assuma como um concelho que se distingue por elevados padrões de qualidade de vida, em que vale a pena viver e investir.