Mais de 550 crianças do 4.º, 5.º e 6.º ano do ensino básico do Concelho de Albergaria-a-Velha estão a descobrir segredos e curiosidades sobre filmes e cineclubes com Mariana Lopes, investigadora e autora do livro O Mistério do Quarto Escuro – A História do Cinema contado às Crianças.
A ação, promovida pelo SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município, através da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, está enquadrada no Plano Nacional do Cinema e pretende despertar os mais novos para esta arte, que é muito mais do que "filmar o que nos apetece".
Quanto tempo demora fazer um filme? Que categorias de filmes existem? Qual a importância dos cineclubes? Estas são algumas questões que Mariana Lopes coloca aos mais novos nas bibliotecas escolares que visita. Para a autora e investigadora, a magia do cinema reside no facto de nos permitir ir ao passado - conhecer a vida no tempo dos reis ou dinossauros - viver o presente noutros países, apresentar possibilidades de futuro e até nos levar para mundos que nem existem. Tudo isto, através de imagens em movimento.
No entanto, apesar de todo o encanto, as crianças devem saber distinguir a ficção da realidade, ter um olhar crítico e discutir com outras pessoas os filmes que veem, uma prática comum nas duas dezenas de cineclubes que existem no País. No final da sessão, os participantes podem descobrir como se viam filmes no passado, com uma máquina de projeção portátil da década de 60 do ano passado.
As sessões com Mariana Lopes nas bibliotecas escolares prosseguem até 9 de novembro, mas a autora regressa na tarde de 11 de novembro para apresentar, ao público em geral, o conto infantil O Mistério do Quarto Escuro – A História do Cinema contado às Crianças, numa edição especial Encontros com Letras, integrada no MI – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha. Publicado pelo Cineclube de Avanca, o livro é uma homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira e conduz o leitor numa investigação entre livros, máquinas e bobines. A sessão Encontros com Letras decorre no Cineteatro Alba, pelas 17h30 e é de entrada livre.