O relatório europeu “Circular Cities Declaration” relativo ao ano de 2024 destaca várias ações que o Município de Albergaria-a-Velha tem implementado nas áreas de compostagem, reciclagem e mobilidade suave.
O documento, elaborado pela ICLEI Europa e apoiado pela Fundação Ellen MacArthur, visa celebrar e mostrar os ganhos significativos que as cidades europeias estão a obter na transição circular, destacando ainda as tendências e desafios mais importantes relativos a esta transição.
Na página dedicada a Albergaria-a-Velha, é dado destaque a quatro projetos implementados no Concelho. No Albergaria A-Verde a Compostar, é referida a instalação de um compostor comunitário na Vila das Laranjeiras, bem como a entrega gratuita de compostores domésticos a 350 famílias. O programa MOB.A, de promoção da mobilidade suave através da disponibilização gratuita de bicicletas, e o projetoTo Be Green, de reutilização e reciclagem de vestuário e têxteis, também são citados no relatório.
Finalmente, destaca-se o Albergaria A-Verde – recicla, que visa incentivar as empresas a dinamizarem um conjunto de atitudes e ações que, envolvendo todos os agentes das empresas, permite melhorar os índices de reciclagem e contribuir para a mudança de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Desde o último relatório do “Circular Cities Declaration”, em 2022, o número de empresas certificadas pelas suas boas práticas quase duplicou - 224 no total - e houve mais 23 novas adesões à recolha porta-a-porta.
Além das ações concretas implementadas em Albergaria-a-Velha, o relatório salienta, em termos de estratégia e governança, a inclusão da economia circular na Estratégia Municipal de Sustentabilidade, em fase de implementação até 2030, e a adesão do Município ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A Declaração Europeia das Cidades Circulares é um documento de compromisso que os governos locais e regionais de toda a Europa podem assinar para ajudar a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular. Para o relatório de 2024, foram analisadas ações de 54 cidades europeias, de 18 países, abrangendo um total de 16 milhões de pessoas. É de referir que Portugal é o país com mais cidades signatárias da declaração europeia, com 13 municípios.