As obras de requalificação da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha estão a decorrer a bom ritmo, estando para breve a sua reabertura. Esta garantia foi dada pelo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, numa recente visita ao equipamento desportivo, acompanhado pelo Vereador do Desporto, Delfim Bismarck, e por técnicos da Autarquia.
Com um investimento superior a 575 mil euros, a empreitada teve como objetivo melhorar as condições de funcionamento da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, apostando na eficiência energética do edifício, bem como na melhoria do conforto e da funcionalidade dos diferentes espaços.
O projeto de renovação do edifício incluiu a aplicação de isolamento térmico exterior com revestimento contínuo, a substituição de caixilharias e vidros por novos elementos de vedação com características de corte térmico, a instalação de uma nova rede de aproveitamento das águas quentes sanitárias e de um sistema de aproveitamento e eficiência energética com novas caldeiras murais e a montagem de sistema de auto-produção de energia com painéis fotovoltaicos. Foram executados trabalhos de reparação e substituição de isolamentos e revestimentos da cobertura e a substituição dos pavimentos exteriores do acesso principal.
Ao nível interno promoveu-se o tratamento do ar nas zonas de todos os balneários, a ampliação interna da zona open space, a substituição da cobertura e climatização deste espaço. Foi criada uma antecâmara no hall de entrada, melhoradas as condições de climatização e ventilação desta zona e os balneários dos professores foram remodelados. O espaço da sala de máquinas foi ampliado e corrigida toda a zona envolvente do elevador, com a execução de um novo sistema de drenagem e instalação de novo equipamento de elevação. Na zona das piscinas foram instaladas coberturas isotérmicas para a manutenção da temperatura da água dos tanques.
Ao nível da iluminação foi renovado todo o sistema por luminárias LED de baixo consumo energético.
Esta intervenção mais profunda vem dar continuidade a uma anterior intervenção ao nível do sistema de ventilação da zona dos tanques.