Ricardo Pinhão, autor do livro “O Homem Pai”, é o próximo convidado do Ciclo “Encontros com Letras” da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, a ter lugar a 17 de setembro, pelas 16h00. A entrada é livre.
Ricardo Pinhão é coach, autor, palestrante e facilitador de Parentalidade Consciente. No ano passado, lançou "O Homem Pai", um livro que pretende sensibilizar os homens para a importância da presença consciente na educação dos filhos. Através de muitas dicas, exercícios e tarefas para praticar em família, o leitor é levado a refletir sobre a parentalidade que pratica, ou pretende praticar, com base em vários estudos científicos, teorias de vários autores e experiências pessoais do autor.
“A obra pretende ajudar os pais a exercerem a sua parentalidade de forma intencional, apoiando também as mães numa maternidade mais colaborativa e saudável e, acima de tudo, ambiciona contribuir para que as crianças e jovens possam crescer de modo autêntico e seguro, desenvolvendo todo o seu potencial”, refere o autor, que passou igualmente por momentos de insegurança e incompreensão no desafio de ser pai de duas crianças.
“O Homem Pai” está dividido em três partes que correspondem ao percurso do homem desde a “chamada” para o papel de pai. Na primeira parte – “O Nascimento do Pai” – exploram-se os desafios e as “dores” que um homem sente quando é pai. São também exploradas as máscaras de uma masculinidade tóxica, que são prejudiciais para praticar a parentalidade consciente. Na segunda parte – “O Pai Aprendiz” – foca-se o início da tomada de consciência e o questionamento. São propostos exercícios práticos e fornecidas ferramentas que os pais podem aplicar facilmente no seu dia-a-dia. Por fim, na secção “Pai é Pai”, são dados exemplos práticos de aplicação das ferramentas apresentadas na segunda parte e fornecidas reflexões sobre as ocorrências diárias na prática da parentalidade.
Na sessão a decorrer na Biblioteca Municipal, Ricardo Pinhão vai ser acompanhado por dois convidados especiais – Mário Branco, médico pediatra, e César Ferreira, mentor de autores e especialista em biblioterapia.