A praça central do novo Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha vai ser palco de várias atividades nos últimos meses do ano, transformando o equipamento num espaço dinâmico que vai além das compras.
Para as famílias com crianças pequenas, há uma edição especial Aos Sábados, Conto Contigo! a 8 de setembro, pelas 11h00. Na atividade de leitura encenada, a história em destaque é O Frigorífico da Magui, de Lois Brandt. Pensada também para o público familiar, vai decorrer mais uma sessão Leituras com Sabor: Divercook em Família. A 13 de outubro, pelas 10h00, o Chef Yves Grandmotett-Shaw vai ensinar os participantes a confecionarem snacks saudáveis e muito saborosos.
Ainda no tema da comida saudável e por ocasião da celebração do Dia Mundial da Alimentação, A Praça recebe Maria de Oliveira Dias, criadora do projeto The Love Food, que promove os benefícios da cozinha vegana. A conversa com a empreendedora e autora de livros, que gosta de desenvolver receitas apetitosas, decorre no dia 13 de outubro, pelas 11h30.
A saúde não passa somente pela alimentação, sendo a promoção do convívio intergeracional uma forma de aumentar o bem-estar pessoal, ainda mais na terceira idade. Partindo desta premissa, terá lugar a 26 de setembro, pelas 10h00, a sessão itinerante Café Memória, uma iniciativa que visa desconstruir o estigma associado ao tema das demências através da partilha de experiências e da confraternização.
As artes performativas também fazem parte da programação d’ A Praça, sempre às sextas, pelas 21h00. A 21 de setembro Jorge Loura e Diana Silveira, dois elementos do grupo aveirense Souq, prometem uma noite animada e, a 12 de outubro, é a vez dos Barada Street, uma extensão do 17.º Festival O Gesto Orelhudo. O projeto artístico, constituído por um desajeitado idiota inglês e um brutamontes do Quirguistão, mistura acrobacias, música ao vivo e idiotice travessa numa espetáculo para rir às gargalhadas. Finalmente, a 2 de novembro, Liliana Peneda e Rui Pereira trazem música para acompanhar um bom copo no arranque do fim de semana.
O programa de animação d’ A Praça insere-se na estratégia de dinamização do Mercado Municipal, que quer ser mais do que um espaço para fazer compras. Com nove bancas abertas para a praça central e espaços de restauração, o novo equipamento quer atrair um público mais jovem e fomentar o convívio.
O Mercado Municipal, agora denominado A Praça, foi inaugurado no dia 14 de abril. A obra contemplou um investimento de cerca de um milhão e setecentos mil euros, e teve financiamento dos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020.