O Município de Albergaria-a-Velha é o primeiro da região centro cujo site autárquico inclui as modernas ferramentas inclusivas que facilitam a leitura ou audição dos seus conteúdos. Trata-se de um Avatar de Língua Gestual Portuguesa - VirtualSign - e um conversor de texto em voz - ReadSpeaker webReader. O site do Município de Albergaria-a-Velha está assim mais acessível e inclusivo.
Com o objetivo de democratizar a acessibilidade dos serviços públicos, o Município de Albergaria-a-Velha apostou na aquisição destes recursos como facilitadores de comunicação, especialmente direcionados para pessoas com dificuldades de literacia, visão e audição.
Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social, afirma que “a disponibilização destas tecnologias permite, por um lado, a diminuição das barreiras de comunicação a pessoas portadoras de deficiência, promovendo a inclusão e facilitando o acesso à informação e comunicação e, por outro, modernizar os serviços numa ótica de constante melhoria na prestação do serviço público."
A Constituição da República reconheceu, a 15 de novembro de 1997, a Língua Gestual Portuguesa como a língua da comunidade surda portuguesa. Em Portugal, o número de pessoas com deficiência auditiva ultrapassa os 115 mil: desses, “30 mil são considerados surdos” e, segundo estudos internacionais “cerca de 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problema de literacia, fazendo com que apenas 2.5% dessas pessoas tenham capacidade de leitura condizentes com a idade”.
O funcionamento do VirtualSign é simples. Em cada página está presente um ícone do lado direito que após clicar faz surgir o Avatar. De seguida basta o utilizador selecionar o texto pretendido e clicar na seta, sendo este traduzido automaticamente.
O ReadSpeaker webReader é um conversor de texto em voz que permite uma interação mais personalizada com os conteúdos e oferece importantes ferramentas de aprendizagem que ajudam a compreender, melhorando a retenção da informação e facilitando o acesso a conteúdos online em qualquer lugar.
A autarquia de Albergaria-a-Velha pretende criar maior proximidade entre si e os seus munícipes. Acrescentar valor e simplificar o quotidiano desta comunidade são o resultado deste passo inclusivo.
As novas ferramentas inclusivas foram oficialmente apresentadas ao público no Seminário Desporto. Adaptado?, que decorreu na tarde de 11 de janeiro, na Biblioteca Municipal. Numa demonstração prática, o Avatar traduziu para Língua Gestual Portuguesa o discurso do Presidente do Município, António Loureiro, previamente introduzido no site.