Com a evolução da pandemia, as escolas do País voltaram a encerrar e as crianças e jovens regressaram a casa. A suspensão da atividade letiva durante duas semanas pode ser uma boa oportunidade para descobrir novos interesses e aprofundar conhecimentos, através de atividades pedagógicas, mas também divertidas, que podem ser facilmente praticadas em confinamento. O Município de Albergaria-a-Velha deixa aqui algumas sugestões:
Para quem gosta de manter o ritmo de estudo
A Plataforma Educ@ra (educara.regiaodeaveiro.pt) e a Escola Virtual (escolavirtual.pt) assumem-se como ferramentas de estudo que adquirem uma maior pertinência face à situação de pandemia que vivemos. Neste sentido, o Município de Albergaria-a-Velha disponibiliza a todos os alunos a plataforma Educ@ra, onde é possível a publicação de atividades e desafios dinâmicos e lúdicos relacionados com as temáticas de currículo local, educação para a cidadania e conteúdos curriculares. A Escola Virtual, por seu lado, é um espaço onde os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade têm à sua inteira disposição milhares de testes e explicações das matérias de todas as disciplinas. O Município comparticipou na totalidade o custo dos acessos para todos os alunos do Concelho.
Para quem gosta de ler e escrever
Uma pausa letiva é uma oportunidade perfeita para pôr a leitura em dia. Na página do Plano Nacional de Leitura (pnl2027.gov.pt) e da Rede de Bibliotecas Escolares (rbe.mec.pt) é possível encontrar dezenas de sugestões de leitura para as várias idades, eventos online, recursos sobre literacia digital e algumas atividades, como exercícios práticos de leitura e escrita, que depois podem ser partilhados através das redes sociais.
Para quem gosta de ciência
O programa Ciência Viva (cienciaviva.pt) tem várias opções para as mentes curiosas que querem saber mais sobre robótica, astronomia, biologia, entre outras áreas, a partir do conforto do lar. Visitas virtuais, experiências, conversas, vídeos de divulgação científica e outros desafios prometem momentos bem passados.
Para quem gosta de atividade física
Estar em recolhimento domiciliário não é sinónimo de estar sedentário. É possível praticar atividade física em casa, mesmo com pouco espaço. Na página do Instituto Português do Desporto e Juventude (ipdj.gov.pt), estão disponíveis vídeos com propostas de atividade física e brincadeiras, para manter o corpo a mexer.
Para quem gosta de saber mais
Aproveitar o tempo em casa para expandir a cultura geral é também uma ótima sugestão de atividade. Nas Ted Talks (ted.com) encontra palestras sobre tecnologia, ambiente, inovação, empreendedorismo, design e muitos outros temas apresentados por especialistas de todo o mundo. A maioria das sessões é em inglês, mas existe uma opção para a legendagem em português. No RTP Ensina (ensina.rtp.pt/temas/) há também dezenas de pequenos documentários que enriquecem as matérias ensinadas na escola.