No último trimestre de 2022, The Gift e Agir vão apresentar os novos trabalhos no palco do Cineteatro Alba. “Coral” é considerado “uma celebração da vida” pelos The Gift, que vão ser acompanhados por um coro na noite de 22 de outubro. Já Agir promete também uma nova abordagem à sua música a 12 de novembro, onde a palavra ganha maior preponderância.
Na Música, o público pode ainda contar com o “Furacão do Fado” Sara Correia, a 24 de setembro, e A Grande Orquestra das Mãos de Barros, a 1 de outubro, um projeto inovador que associa o artesanato à arte para um espetáculo musical diferente.
Maria Rueff e Joaquim Monchique prometem uma noite com muitas gargalhadas a 26 de novembro com a peça de teatro “Lar, Doce Lar”. Numa residência sénior, encontramos duas idosas que entram numa competição desenfreada para ocupar um quarto particular, cuja anterior ocupante deixou vago.
A Dança também não é esquecida na programação do trimestre. “Mama”, de Mafalda Deville, parte dos medos e inseguranças de jovens que se encontram no papel inesperado de mães antes do tempo. Esta produção Palcos Instáveis Segunda Casa será apresentada no Cineteatro Alba a 20 de outubro.
O final de 2022 traz ainda o regresso de dois projetos já habituais e acarinhados pelo público Albergariense – o ciclo OuTonalidades e o MI – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha. No primeiro caso, o Espaço Café-Concerto vai ficar animado com a música de Uxu Kalhus (22 de setembro), Joana Alegre (6 de outubro), Coletânea Estefânia (3 de novembro) e os italianos Sentimento Populare (17 de novembro).
O MI, que visa formar novos públicos para a Cultura desde tenra idade, tem lugar entre 18 e 20 de novembro e propõe um conjunto de espetáculos para despertar os sentidos dos mais novos. Há uma edição especial Histórias em Pijama com os “Contos de Brincar”, das Trovadoras Itinerantes (a decorrer na Biblioteca Municipal), a “Canção da Terra”, da Companhia de Música Teatral, Concertos para Bebés, da Companhia Musicalmente, e o espetáculo “A Aventura do Som no Mundo das Cores”, uma produção MUDA’TE. Destaque ainda para a instalação “Terceiro Prelúdio para uma Canção da Terra”.
A produção local também faz parte da programação do Cineteatro Alba, que irá incluir o Concerto de Estágio de Orquestra Art’J, com a Orquestra Filarmonia das Beiras (5 de novembro) e dois espetáculos inseridos no Ciclo Bandas em Concerto – um com a Banda Recreativa União Pinheirense (27 de novembro) e o outro com a Banda Velha União Sanjoanense (10 de dezembro). O projeto Pontes Sonoras está também de regresso a 3 de dezembro com “Sete”, contando mais uma vez com a participação dos utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha.
As exposições também marcam presença no último trimestre de 2022. Além da já referida instalação “Terceiro Prelúdio para uma Canção da Terra”, da Companhia de Música Teatral, o Cineteatro Alba vai receber, de 29 de novembro a 23 de dezembro, a exposição coletiva “A.I.R. Quinta das Relvas – um Parêntese no Tempo”.
Toda a programação do Cineteatro Alba pode ser consultada aqui.