Menos lixo, mais ambiente. Este é o slogan da iniciativa municipal Albergaria Limpa, que quer pôr a população, das crianças aos adultos, a refletir sobre a necessidade de preservar o ambiente nas suas diversas vertentes, desde a redução do lixo produzido à reciclagem, passando pela poupança da água e pela mobilidade sustentável.
Na manhã de domingo, 20 de outubro, o Município convida a comunidade a envolver-se na campanha de recolha de resíduos nas seis freguesias do Concelho. A partir das 9h00, pessoal técnico vai distribuir sacos e luvas às pessoas participantes em diferentes pontos de recolha, num desafio que visa alertar para os maus hábitos que ainda prevalecem em muitos locais do Concelho. Os pontos de recolha nas freguesias são os seguintes:
- Albergaria-a-Velha e Valmaior – Sobreiro (concentração na Alameda 5 de Outubro e deslocação de autocarro até ao local);
- Alquerubim – Parque Nossa Senhora das Dores - Paus;
- Angeja – Muralha;
- Ribeira de Fráguas – Parque dos Moinhos;
- S. João de Loure e Frossos – Parque da Boca do Carreiro.
Na freguesia da Branca, a recolha de lixo associa-se a uma caminhada, com partida na sede da junta de freguesia. Para participar nas diversas recolhas de resíduos não é necessária qualquer inscrição, bastando aparecer no local às 9h00, vestindo uma camisola/ t-shirt branca.
À tarde, pelas 15h00, o Cineteatro Alba recebe a conferência ambiental Menos Lixo, Mais Ambiente, onde participam escolas, empresas e organizações que se debruçam sobre estas questões. As crianças são encorajadas a terem uma voz ativa neste evento e vão “ter palco” para transmitir aos adultos as suas preocupações relativas à preservação do planeta. A reciclagem, a mobilidade e o ambiente, a poupança de água ou a gestão de resíduos no Concelho são alguns dos temas a abordar. No Cineteatro Alba, o público vai poder ainda visitar a mostra de trabalhos com materiais reutilizados, realizados pelas crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino e instituições particulares de solidariedade social. A entrada na conferência é livre.
Para o Município, é fundamental colocar as questões ambientais na agenda, sensibilizando para o papel fundamental que cada pessoa tem na preservação do meio onde vive. Com uma mente mais desperta e a alteração de hábitos, é possível produzir mudanças que garantam um futuro menos dramático para as crianças de hoje e para aquelas que ainda hão de nascer.