A Associação Quinta das Relvas tem abertas as candidaturas para a residência artística Um Grão na Asa, a ter lugar entre 10 e 25 de setembro. A residência destina-se a artistas visuais sem qualquer restrição de temáticas ou meios de expressão, com idades entre os 20 e os 35 anos, a residir em Portugal. Tendo em conta os tempos atípicos que vivemos só serão aceites cinco artistas.
A residência artística Um Grão na Asa visa abrir espaço para novas possibilidades aos jovens artistas selecionados a desenvolverem o seu trabalho num ambiente propício a um dinamismo diferente do habitual (espaços comuns de atelier, seja em contexto formativo ou atelier pessoal), numa experiência intensa mas intimista.
Durante o período de duas semanas, existirão três sessões de debate ou discussão aberta. Cada participante deverá preparar um tema relativo ao seu trabalho (antes ou no decorrer da residência) e estar disponível a apresentá-lo e discuti-lo com o restante grupo. Estas conversas têm como objetivo proporcionar um ambiente de partilha, discussão e reflexão para com os diferentes trabalhos, promovendo um espaço de interação reflexiva mais ampla daquele que resultaria apenas da partilha de atelier e do convívio informal.
Do trabalho efetuado pelos participantes, das sessões de debate e da exposição final, resultará uma publicação digital que reunirá todos estes elementos e concluirá (de modo aberto) a investigação (tanto conjunta como individual) resultante desta residência artística. Esta publicação será divulgada em formato online, apresentando assim não só o resultado da colaboração que surgirá inevitavelmente entre os participantes - seja esta prática ou teórica – assim como impulsionará a divulgação de cada participante e do seu respetivo trabalho. É de salientar que a exposição final estará patente na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
As candidaturas à residência artística Um Grão na Asa devem ser formalizadas através de formulário online disponível em https://quintadasrelvas.pt/um-grao-na-asa/.