Os utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha voltam a pisar o palco do Cineteatro Alba no próximo sábado, 24 de março, às 21h30, para a quinta edição do Pontes Sonoras. O projeto municipal de inclusão social tem este ano, como tema, A Caixinha Encantada e conta com a participação especial de estudantes da Jobra Educação, das crianças do Jardim-de-Infância de Soutelo e de outros elementos da comunidade onde está inserida a IPSS.
A magia de uma caixinha de música faz parte do imaginário coletivo. Sempre que alguma caixinha é acionada, o imaginário surge através de sons mágicos que se propagam em redor. As ligações entre os diferentes participantes, aliadas à música, teatro e dança, e com uma pitada de luz e cor, resultam na receita completa para uma noite onde tudo parece possível.
O espetáculo A Caixinha Encantada conta com a participação de 20 utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha, 13 jovens da Jobra Educação e, pela primeira vez, oito crianças do Jardim-de-Infância de Soutelo, acompanhadas por seus familiares. Estando a IPSS localizada no lugar de Soutelo, freguesia da Branca, pretendeu-se, este ano, envolver elementos da comunidade local, de diferentes gerações, fortalecendo as várias ligações entre eles, num verdadeiro espetáculo inclusivo.
O projeto Pontes Sonoras promove o desenvolvimento de diferentes competências nos utentes da APPACDM, nomeadamente o aumento da concentração, o controlo dos momentos de silêncio, a coordenação motora e o trabalho em equipa. Na primeira edição do projeto, em 2014, trabalhou-se a música num espetáculo que homenageou as canções populares portuguesas. Nas edições seguintes, introduziram-se apontamentos de teatro e dança, proporcionando uma vivência mais completa das várias artes performativas.
Os espetáculos desenvolvidos no âmbito do Pontes Sonoras têm sido apresentados em vários espaços culturais da região, destacando-se as presenças na Casa da Música do Porto e no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga. Este ano, A Caixinha Encantada sobe ao palco do Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, na tarde de 25 de março.
O Pontes Sonoras é uma das faces mais visíveis do programa Incluir+, uma iniciativa do Município de Albergaria-a-Velha, que visa promover a inclusão social da população com deficiência. No âmbito do programa, criado em 2014, a autarquia promove, de forma regular, sessões de expressão musical, atividade física adaptada e leitura encenada junto dos utentes da APPACDM.
O preço dos bilhetes para A Caixinha Encantada é de cinco euros e todas as receitas de bilheteira revertem para as atividades da associação.