A Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro convidou os utentes do PIM – Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha para colaborarem no projeto Europeu SHAPES - Smart & Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems, uma ação de inovação ao abrigo do Programa Europeu de Investigação & Inovação Horizonte 2020.
No âmbito do SHAPES, a Universidade de Aveiro tem em mãos o processo de avaliação de uma tecnologia para dança para pessoas idosas denominada DanceMove. Este sistema é constituído por uma página na internet e um tapete de dança e encontra-se em fase de testes. Até quinta-feira, 21 de outubro, 13 utentes do PIM estão a realizar testes de usabilidade. Após experimentarem o tapete e darem uns “passinhos de dança”, os seniores dão a sua opinião em relação à solução tecnológica.
Para além desta avaliação, os participantes que se mostrem interessados poderão levar o tapete para experimentarem em casa durante oito semanas.
O SHAPES conta com a participação de 36 parceiros de 14 países diferentes e tem como objetivo criar uma plataforma integrada de base tecnológica que reunirá uma vasta gama de soluções digitais centradas na melhoria da saúde, bem-estar e independência dos cidadãos europeus, à medida que envelhecem. Através destas soluções, pretende-se conectar / integrar os contextos de vida do envelhecimento em comunidade, local e familiar, com os sistemas de saúde e de cuidado, contribuindo para a diminuição dos custos económicos associados a hospitalizações e institucionalizações. Estas soluções serão testadas por mais de 2000 seniores nos vários países envolvidos no projeto, de modo a garantir que as mesmas sejam significativas e adequadas a utilizadores de diferentes países e culturas.
Considerando a proximidade geográfica de Albergaria-a-Velha à Universidade de Aveiro e a anterior colaboração ao nível de projetos de investigação dirigidos à população idosa, esta atividade poderá ser uma mais-valia para aumentar a participação da população Albergariense em projetos de investigação, de inclusão digital e promoção de um envelhecimento ativo na comunidade.