A Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha organizam, nos dias 16 e 17 de março, o quinto encontro Para Além de Princesas e Dragões, este ano, subordinado ao tema Horizontes – Leitura Ativa e Escrita Criativa. A formação acreditada é dirigida a docentes, educadores, bibliotecários e animadores e tem lugar na Biblioteca Municipal.
O V Encontro Para Além de Princesas e Dragões visa promover a reflexão sobre a formação de cidadãos competentes nas áreas da leitura e da escrita e equacionar possíveis estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências desde os primeiros anos de escolaridade. O programa do encontro tem um cariz muito prático, com a apresentação de iniciativas concretas a decorrerem em escolas e outras instituições. Serão ainda abordados temas como o poder da voz, a leitura da ilustração no âmbito da mediação da leitura ou a escrita partilhada com crianças.
Ao longo dos dois dias, os participantes podem ainda participar em quatro oficinas diferentes. Bru Junça, mediadora de leitura, propõe Ler e contar(-ME), enquanto Margarida Fonseca Santos, escritora e professora, vai desenvolver uma ação sobre Desafios da Escrita. O docente universitário João Mancelos dinamiza, por sua vez, oficinas de guionismo e de escrita criativa.
Do programa, destaca-se também a presença de Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, que vai debruçar-se sobre a urgência da leitura.
Além do carácter formativo, o encontro Para Além de Princesas e Dragões inclui alguns momentos culturais. No dia 16, pelas 19h30, os participantes podem assistir, na Praça D. Teresa, à performance Social Street Art, trabalho resultante de um intercâmbio jovem desenvolvido ao abrigo do programa europeu Erasmus+. Já no Cineteatro Alba, há jantar literário a partir da 20h00, seguindo-se uma tertúlia performativa com Bru Junça e Ana Sofia Paiva.
O V Encontro Para Além de Princesas e Dragões conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha e do PNL-Plano Nacional de Leitura.