A Biblioteca Municipal teve casa cheia na quinta edição do Encontro Para Além de Princesas e Dragões, que decorreu nos dias 16 e 17 de março. Mais de 100 participantes reuniram-se no equipamento cultural para discutir a Leitura Ativa e a Escrita Criativa, partilhando experiências desenvolvidas nas escolas, bibliotecas e outras organizações, um pouco por todo o País.
A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, salientou, na sessão de abertura, a importância da leitura e da escrita como fatores de crescimento e de enriquecimento humanos e louvou a grande adesão de profissionais da área da Educação e das Bibliotecas a estas temáticas. “Participar neste Encontro é como integrar uma grande Família: juntos refletimos, partilhamos e discutimos experiências no âmbito de várias literacias, tendo sempre por base o valor intrínseco da leitura e da escrita, e da sua promoção assentes em aprendizagens e criatividade”.
O V Encontro Para Além de Princesas e Dragões teve como objetivo promover a reflexão sobre a formação de cidadãos competentes nas áreas da leitura e da escrita e equacionar possíveis estratégias de intervenção para o desenvolvimento de competências desde os primeiros anos de escolaridade.
Ao longo dos dois dias foram desenvolvidos painéis temáticos, com a apresentação de casos práticos nas escolas, bibliotecas e outras entidades, bem como quatro oficinas sobre Leitura Ativa, Escrita Criativa e Guionismo. Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, Margarida Fonseca Santos, escritora, João de Mancelos, docente universitário e Cláudia Strattmiller, diretora artística do Start-Teatro foram algumas das pessoas convidadas na quinta edição do Encontro.
Além do carácter formativo, o Para Além de Princesas e Dragões incluiu alguns momentos culturais. Na sexta-feira, os participantes puderam assistir a performances Social Street Art, trabalho resultante de um intercâmbio jovem desenvolvido ao abrigo do programa europeu Erasmus+. No jantar literário, no Cineteatro Alba, assinalaram-se os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa com a leitura de poemas e, a acabar a noite, a tertúlia performativa trouxe contos de encantar (e não só!) com as contadoras de histórias Bru Junça e Ana Sofia Paiva.
O V Encontro Para Além de Princesas e Dragões contou com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha e do PNL-Plano Nacional de Leitura.